Superman & Lois – S01E07 – Man of Steel!

E cá estamos nós do Popsfera, presentes em mais um review de Superman & Lois! Desta vez analisamos “Man of Steel”, o 7º episódio da série, que mostra revelações impressionantes e tramas ainda mais elaboradas! Continue conosco.

Man of Steel começa de onde Broken Trust terminou, mostrando o sofrimento de Jordan com a manifestação de mais um superpoder, desta vez a super audição. Agora o Menino Enxaqueca da família Kent precisa ficar isolado para que possa controlar sua nova habilidade.

Para que mais um superpoder para este ingrato CW?
Para que mais um superpoder para este ingrato, CW?

Antes de nos aprofundarmos no que importa, que é a revelação da identidade do Stranger, vamos analisar um pouco sobre como tem sido a dinâmica do jovem e problemático Kent.

A cada novo poder, Jordan grita e briga com Clark como se ele fosse culpado por tudo. Todos ao seu redor sofrem as consequências dos excessos do garoto. TODOS! E o mesmo ainda posa de “coitadinho” em diversos momentos (entrou no futebol com propósitos nem um pouco altruístas, afinal só queria a fama e popularidade, e isso inclusive resultou em encostar o irmão no time e no acidente que pode ter custado a carreira no esporte para Jonathan).

E você acha que o pobre Jordan aprendeu algo com isso? Ah, claro que não.

Se fosse o Jon ele saberia já controlar os poderes heim hehe
Se fosse o Jon ele saberia já controlar os poderes, heim!? Hehe!

Na primeira oportunidade, ao conseguir controlar a audição, ele foi diretamente espionar o que sua amada Sarah Cushing estava fazendo. Sim, isso mesmo, em mais um momento de hipocrisia (afinal, ele foi um dos que criticaram Clark por espioná-lo na escola), ele não somente ouve uma conversa da menina com seu irmão, como vai tirar satisfação com ódio no coração, pronto pra quebrar Jonathan, se fosse necessário.

Tirando a obviedade de abuso de privacidade de Jordan, o que mais precisa para o personagem continuar sua jornada para ser o mais odiado da série? Até ingratidão para com o irmão que sempre o ajudou já esta sendo mostrada.

Vamos ser sinceros aqui?  Essa dinâmica já mostra um certo cansaço no plot de Jordan. Se fossem desenvolvidas aos poucos essas manifestações dos poderes kryptonianos, ok. Mas para que inserir a super-audição, se o menino enxaqueca mal conseguiu absorver a essência da visão de calor e da super-força? Alias nem sabedoria no uso dos poderes ele está conseguindo.

Vai que é tua Jon!
Vai que é tua, Jon!

E Jonathan segue sendo subutilizado como o irmão que salva a bunda do Jordan e ainda sofre ameaças. Pode isso? Ao menos o personagem brilhou para salvar o Superman no final do episódio. E que brilho, heim, amigos!?

Por falar em subutilização, seguimos com Clark que, de treinador dos garotos virou capataz de Lois, e agora é solicitado pela mesma como um segurança particular. É realmente necessário esse tipo de tratamento ao personagem? Que ao menos devolvam então o aspecto de repórter investigativo. A impressão que dá é que a produção não sabe o que fazer com a identidade civil do Superman.

Mas será que eles esqueceram o que desenvolveram no primeiro episódio? Que, por causa de Martha Kent, seu filho goza de um certo prestigio na cidade? E, com seu carisma, poderia ter usado isso para que as pessoas possam se perguntar se Morgan Edge é esse anjo salvador que Kyle, marido de Lana, tanto idolatra. Ou será que vão trabalhar isso mais tarde?

Lana da bela Emmanuelle Chriqui segue chata toda vida
Lana da bela Emmanuelle Chriqui segue chata toda vida

E Lana segue sendo a pior espiã infiltrada na empresa de Morgan. Quase um alivio cômico do show.

Já Lois continua dominante e mostrando que Elizabeth Tulloch era a escolha perfeita para a personagem. Tem carisma e uma química surpreendente com Tyler Hoechlin, e está sabendo segurar muito bem a onda na série.

Agora a grande cereja no topo do bolo é a revelação de quem é realmente o Stranger.

O verdadeiro Homem de Aço (Steel) é revelado!

Tudo levava a crer que o Stranger poderia ser um Luthor de algum universo alternativo, um sobrevivente do multiverso pós-Crise Nas Infinitas Terras, mas os roteiristas de Superman & Lois são ótimos em despistar e causar grandes reviravoltas em uma trama aparente simplória.

E o Stranger é….

John Henry Irons, vulgo Aço (Steel), personagem criado na esteira do Retorno do Superman nas hqs.

Aço no traço inesquecível de Jon Bogdanove
Aço no traço inesquecível de Jon Bogdanove

Man of Steel (tão na cara depois que a gente assiste que até constrange, kkkk) foi dirigido por David Ramsey, vulgo John Diggle de Arrow, que mostra uma maturidade surpreendente em trabalhar as tramas do episodio de maneira equilibrada e que pudessem fluir de maneira tão boa. Uma direção firme que soube pesar o passado sombrio de John Henry Irons, além de dar uma profundidade absurda ao personagem, não deixando de desenvolver as outras histórias que corriam em paralelo, até culminar no confronto de Superman com o personagem de Wolé Parks.

Família Irons em um plot muitíssimo bem desenvolvido e que queremos mais detalhes
Família Irons em um plot muitíssimo bem desenvolvido e que queremos mais detalhes

E falando em Wolé Parks, que entrega heim! Um ator sensacional que acabou mostrando um personagem tão dúbio, tão bem desenvolvido, que pode ser aproveitado no cast heróico do Arrowverso a qualquer momento. Principalmente se seu John Henry Irons perceber que o Superman desta Terra é realmente bom, e aí até seria realmente um baita reforço no Team Superman.

Meus amigos, quando vemos um exercito de Supermens sobrevoando Metropolis e colocando abaixo os prédios da cidade de Irons vemos o quão sombrio tinha se tornado a sua Terra. E pior, neste universo alternativo John era casado com Lois e tinha uma filha: ele viu sua amada Lois Lane ser pulverizada pelo super poderoso kryptoniano ao vivo em rede nacional, enquanto a repórter expunha a fraqueza por Kryptonita.

A construção da armadura feita por Irons e Natalie foi uma forma de vingança contra o Superman tão bem elaborada que deixa lacunas que precisam ser preenchidas no futuro.

“O que aconteceu com Natalie Irons?”

“Como a família Irons tomou posse da inteligência artificial que está na armadura?”

“Será que ela era destinada a Lex (ou Alex) Luthor daquele universo?”

São muitas perguntas e poucas respostas e sabem o que isso quer dizer? Pontos positivos para os roteiristas que criaram um baita personagem com pano de fundo muitíssimo interessante e que compensou completamente alguns plots já cansativos, como comentado no inicio deste artigo.

David Ramsey responsável diretamente por um dos melhores episódios de todo Arrowverso
David Ramsey: responsável diretamente por um dos melhores episódios de todo Arrowverso

Superman & Lois mostra uma maturidade fora de serie para um show com apenas 7 episódios exibidos e Man of Steel fez os fãs terem um vislumbre muito bom do que podemos esperar de uma série do Superman pela CW.

E você amigo leitor que nos acompanha, o que tem achado de Superman & Lois? Animado com as possibilidades? Continue conosco que continuaremos nossa jornada de analise deste surpreendente show.

Compre o Box DVD série Smallville da primeira a quinta temporada no link abaixo:

Box Coleção Smallville: 1 a 5 temporadas – 30 Discos

Avalie a matéria

Puyol Miranda

Uma simples testemunha da humanidade, que presencia todos os dias as grandes maravilhas de Deus. Além de presenciar o mais lindo momento de uma etapa de crescimento, me tornar pai. Sou analista de ti, leitor de quadrinhos, decenauta convicto e amante da tecnologia.