Farofa de Domingo #009: Quiet Riot – Metal Health 1983

Farofa de Domingo #009: Quiet Riot – Metal Health 1983: Quiet Riot foi a banda que levou o heavy metal ao mainstream. Lançado em março de 1983, “Metal Health” se tornou o primeiro álbum de heavy metal a alcançar o primeiro lugar na lista dos 200 mais vendidos da Billboard, com a impressionante marca de seis milhões de cópias vendidas apenas em solo americano!!! E por incrível que pareça, o topo do mundo foi o gatilho que iniciou um dos mais impressionantes casos de ascensão e queda da história do rock.

Mas antes…voltemos ao começo.

Em 1983, o Quiet Riot não era mais uma banda iniciante. Na segunda metade dos anos 70, a banda criada pelo guitarrista Randy Rhoads, pelo baixista Kelly Garnil e o vocalista Kevin Dubrow, e que rivalizava com o Van Halen nas casas noturnas de Los Angeles, lançou dois álbuns exclusivamente no Japão (era muito comum nos anos 70 esse movimento das bandas de rock voltado para o mercado japonês). Entretanto, após estes dois álbuns, uma grande quantidade de brigas internas quase levou ao encerramento da banda (Kelly Garnil foi demitido por expressamente ameaçar Kevin Dubrow de morte; os dois declaradamente se odiaram à primeira vista). Aliás, esta história é boa. Desde o início, Garni e Dubrow tentavam convencer Rhoads a tirar o outro da banda, mas Rhoads sempre conseguia apaziguar os ânimos e convencer os caras a seguir em frente. Uma noite, um alcoolizado e armado Kelly Garny entrou no quarto de hotel de Rhoads disposto a tirar Dubrow definitivamente da banda. Além de não convencer Rhoads a demitir o vocalista, ainda trocaram socos que somente foram encerrados após Garni disparar sua arma para o teto!!! Não satisfeito, Garni partiu com sua arma para atravessar a cidade e matar Kevin Dubrow (sério, ele mesmo assumiu que o plano era esse!) que estava gravando os vocais para o segundo álbum da banda no estúdio do Robert Plant. Entretanto, por sorte, Garni foi parado pela polícia durante o trajeto, sendo imediatamente preso por dirigir embriagado e armado.

Após a turnê deste segundo álbum, o guitarrista e super gente boa Randy Rhoads resolveu se mudar para a banda de Ozzy Osbourne e o Quiet Riot implodiu. Rhoads era a alma da banda. Não apenas musicalmente, mas sua lendária guitarra Flying-V preta de bolinhas brancas se tornou uma assinatura visual, e era comum ver o próprio artista, bem como vários fãs, comparecerem ao shows com roupas de bolinhas (morra de inveja “Cordão do Bola Preta”).

Com a saída e posterior morte de Rhoads (antes do lançamento de Metal Health em um BIZARRO acidente de avião – o piloto quis fazer gracinha dando rasantes sobre o estacionamento onde se localizava o ônibus da banda e, no quarto rasante, a asa pegou no teto do ônibus, fazendo o avião se chocar contra um pinheiro e explodir), o vocalista Kevin DuBrow pensou em encerrar a banda. O material do terceiro álbum foi levado por Rhoads para Ozzy e tudo indicava o fim. No entanto, após uma curta tentativa de carreira solo, Dubrow – com a autorização para usar o nome da banda – resolveu tomar as rédeas e reorganizou tudo. Contratou o produtor Spencer Proffer, recrutou o baterista Frankie Banali, o baixista Rudy Sarzo e o guitarrista Carlos Cavazo e gravou o melhor álbum de toda a história da banda, puxado principalmente por “Cum On Feel The Noise”, uma cover da banda Slade e que por pouco não foi regravada. Importante deixar marcado que Rhoads é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos e influenciou diretamente músicos como Yngwie Malmsteen, Steve Vai, Kirk Hammett, Kiko Loureiro, John Frusciante, Tom Morello, entre outros.

Metal Health foi um tremendo sucesso comercial e supera a casa de 6 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. Um número fantástico. Pra se ter uma ideia, é mais que soma das vendas dos dois maiores álbuns de rock nacional do Brasil – “Revoluções por Minuto” do RPM (que vendeu 3 milhões) e “As Quatro Estações” da banda de barzinho mais famosa do país (e que vendeu 2 milhões de cópias). Além disso, o álbum foi fundamental na divulgação da cena Glam Metal de Los Angeles, auxiliando na promoção de outras, como Mötley Crüe (que contratou o produtor Spencer Proffer para seu segundo album), Ratt e W.A.S.P., por exemplo.

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