Superman & Lois – S01E06 – Broken Trust!

Estamos de volta com nossa analise sobre a série do momento, Superman & Lois. Agora foi a vez do 6º episódio da 1ª temporada, após um exaustivo hiato – mas o show não perdeu o pique. Confira conosco!

Superman & Lois ficou fora da grade por quase 2 meses, desde a exibição de The Best of Smallville (S01E05) mas, apesar da ansiedade dos fãs pelo retorno do show, Broken Trust apresenta a mesma intensidade dos episódios anteriores.

De um lado se ensaia um rompimento da longeva aliança do Superman com o General Lane, por causa de umas alfinetadas do Capitão Luthor ao sogro de Clark; de outro, forja-se uma aliança que promete unir Lois e Lana Lang de maneira nunca vista. Em paralelo, a amizade dos irmãos Kent é posta à prova em mais um dos rompantes de crise de Jordan, que o bom Jonathan precisa suportar. Muita coisa né? Vamos por partes.

General Lane vs Superman!
General Lane vs Superman!

A série segue por uma narrativa bem ampla e com múltiplas direções interessantes. Uma delas é a deterioração da amizade do General Lane com o Superman, que é plenamente razoável, mesmo que sua justificativa não seja tão plausível a uma perspectiva de curto prazo. Veja bem, o sogro de Clark é um dos militares mais condecorados e respeitados da Marinha americana e seu principal foco é proteger sua nação. É sua missão, sua meta e ninguém irá interferir nisso, nem mesmo sua família. E a relação de Lois com seu pai é um reflexo disso tudo, completamente destituída de carinho, amor e amizade – exatamente os valores que a senhora Kent e seu marido querem levar para sua família.

Lois viu de perto que colocar sua família em 2º plano não deu certo para seu pai, e quer fazer tudo diferente – se mudar para Smallville caiu muito bem para seus planos. Porem, para o General, isso tudo tornou o Superman, um super-herói tão poderoso, desperdiçado em uma missão de cuidar dos filhos e da fazenda. Algo até afrontoso para com o bem do país. E quando Capitão Luthor jogou as palavras certas, criou um ambiente favorável para que esse sentimento seja maximizado em uma rivalidade no futuro, tornando o herói, alvo das forças armadas. E isso ficou evidente quando o exército foi munido de balas de kryptonita para deter o jovem Tag!

Aliás, Tag (um dos amigos de Sarah que se tornou meta-humano por ficar exposto aos efeitos da Kryptonita-X) é um dos responsáveis por abalar a confiança de Sarah Cushing em Jordan Kent. A garota, interesse amoroso do filho de Clark, fica encucada com a possibilidade de ele ter sido responsável, mesmo que de forma indireta, por Tag ter adquirido poderes. E isso está começando a fazer a filha de Lana se perguntar se deve realmente confiar nos meninos Kent.

Em paralelo, o episódio tem um ponto fraco: perde muito tempo de tela desenvolvendo Jordan e seus poderes sendo usados para conseguir ganhos pessoais no futebol – mas isso traz serias consequências para seu irmão, Jonathan.

Estamos esperando menino Jonathan desabrochar
Estamos esperando menino Jonathan desabrochar

É interessante notar que o episodio dá tanto destaque a Jordan que Jon praticamente some, o que é uma baita injustiça se considerarmos que ele é um dos melhores personagens do show. Se olharmos com muita atenção, Jordan “roubou” tudo de Jonathan: ele tem os poderes, um interesse amoroso cada vez mais próximo, tem se destacado no futebol (por estar usando seus poderes) e o que sobra para seu irmão? Suportar as crises e chiliques, e aliviar a barra de Jordan em todos os seus problemas.

Jonathan perdeu sua namorada ao se mudar para Smallville, não é mais o astro de futebol, não tem amigos e está vendo seu pai dar toda a atenção para o irmão. E, mesmo assim, o garoto está lá, firme como uma rocha. Apesar das chances no futebol terem ido pro espaço em uma das crises do irmão, sabemos que ele apenas irá apoiar a família e ser o bom menino de sempre. Mas até quando isso será suportável? Estamos na torcida para que Jonathan tenha outras motivações além de salvar seu irmão, nem que seja para ter o coração da jovem Sarah Cushing (Hehehehe).

A improvável aliança de Luthor com Lois
A improvável aliança de Luthor com Lois

A Lois de Elizabeth Tulloch é um show à parte. Investigativa, aguerrida e muito aventureira, é ela que tem sido o destaque da série ao reconhecer as motivações e maquinações de Morgan Edge. Aliás, arrisco dizer que nenhum filme ou série deu tanto destaque para essas qualidades da personagem e isso é digno de aplausos de pé.

Já o Clark eu vejo sendo muito subutilizado como pai/treinador dos meninos, e sem um foco maior. A dualidade Clark/Superman sempre foi muito bem equilibrada nos quadrinhos e, apesar de reconhecer que foi uma baita mudança de status quo aposentar o Clark repórter, percebemos uma falta de objetivação maior do personagem.

Clark segue sendo subutilizado
Clark segue sendo subutilizado

Mesmo que seja interessante mostrar o Clark amigo e pai ao lado dos filhos, a série poderia, por exemplo, destacar a figura de liderança que o personagem pode exercer em Smallville. Isso seria bem interessante. Mas vamos dar tempo ao tempo, para que a série seja desenvolvida, e confiar na produção, que tem agradado de maneira bastante satisfatória.

No geral, apesar de ser um episódio mais introspectivo e que visa trabalhar os relacionamentos internos, o show dá prosseguimento em muito à trama do Stranger, ou Capitão Luthor, ao forçar uma aliança com Lois Lane. A dinâmica dos dois é muito bem utilizada e mostra que podemos esperar uma trama mais complexa para nosso desconhecido Luthor.

Superman P da vida com as traições que a vida lhe mostra
Superman P da vida com as traições que a vida lhe mostra

A CW continua a dar um show na parte técnica de Superman & Lois, entregando efeitos especiais e fotografia espetaculares.

Enfim, Superman & Lois parece ser uma série que agrega, e muito, ao universo do maior herói de Metrópolis e que, principalmente, está agradando a gregos e troianos. Parabéns à produção e, no próximo episódio, estaremos aqui com vocês para destrinchar e comentar esta bela série. Fiquem conosco que vocês não pegam curva, meus amigos!

Compre o BOX DVD série Smallville da primeira a quinta temporada no link abaixo:

Box Coleção Smallville: 1 a 5 temporadas – 30 Discos

Avalie a matéria

Puyol Miranda

Uma simples testemunha da humanidade, que presencia todos os dias as grandes maravilhas de Deus. Além de presenciar o mais lindo momento de uma etapa de crescimento, me tornar pai. Sou analista de ti, leitor de quadrinhos, decenauta convicto e amante da tecnologia.