O avanço dos Colecionáveis

O mercado de colecionáveis é um dos que mais cresce no mundo. Com a expansão geométrica da Cultura Pop se espalhando de forma geométrica e o absoluto caso de sucesso puxado pela Marvel principalmente na última década, o que antes era considerado um “Nicho” está assumindo um lugar de destaque na sociedade e as pessoas passaram a exibir com orgulho seus personagens preferidos, seja nas prateleiras, nas mesas de escritório e até mesmo como destaque na decoração da casa.

E dentro dos colecionáveis, nada cresce tanto quanto as Action Figures, ou o bom e velho BONEQUINHO.

As Figuras de Ação são um dos colecionáveis mais democráticos do mundo, pois existem no mercado versões dos mais variados preços, desde bonecos mais acessíveis (e que a criançada adora) como a linha Titan Hero, chegando às figuras de luxo da Hot Toys, com um verdadeiro universo de escalas, marcas e personagens.

Uma das linhas de maiores sucesso é a Marvel Legends, que traz figuras na popular escala 1/12 (cerca de 17 a 18 cm de altura). A linha começou a ser lançada em 2002 pela fabricante Toy Biz e em 2007 passou a ser fabricada pela Hasbro.

Image result for marvel legends collection

Com a popularização dos filmes da Marvel, a procura pelas figuras foi se tornando cada vez maior, fazendo com que estúdios independentes também começassem a apostar na escala (algo que já era muito comum na escala 1/6, como alternativas a Hot Toys).

Um desses estúdios e a NOTA STUDIO, uma empresa pequena sul coreana, que se especializou em fazer itens sobre demanda na escala 1/12.

Um dos projetos do estúdio foi o KIT DE PEÇAS para o Capitão América Ultimato, visando “complementar” a versão lançada pela Hasbro e pela SHF Bandai.

O Kit é composto por um escudo quebrado, um Mjolnir com duas opções de martelo e um Mjolnir “girando”, para poder reproduzir uma das mais icônicas cenas do cinema moderno.

E o outro projeto, mais ambicioso, foi uma figura completa do personagem STEVE ROGERS, na versão apresentada no filme WINTER SOLDIER (O Soldado Invernal).

Essa versão, apesar da escala, apresenta roupas de tecido (e não esculpidas) e um trabalho bem mais caprichado no desenvolvimento da escultura do rosto:

O trabalho desses pequenos estúdios e de customizadores são muito bem vindos para os colecionadores, que passam a ter cada vez mais opções de personalização para suas figuras de ação.

A Nota Studios não tem loja ou canal de vendas direto, sendo possível encontrar seus produtos no Ebay ou em lojas virtuais.

Avalie a matéria

Marcio Fury

Escritor, revisor, colecionador e pai nas horas vagas. É o melhor no que faz, mas o que faz não é nada bonito.