Heróis Substitutos da DC Comics!

Heróis Substitutos da DC Comics: A década de 90 foi uma época bem louca na DC e no mercado de quadrinhos como um todo. Diversas mudanças editoriais foram tomadas na época com sagas revolucionárias, que deram origem a um movimento de se criar substitutos para todos os principais heróis. Superman. Batman. Mulher-Maravilha. Lanterna Verde. Quase todos foram atingidos. Vamos falar sobre os “Heróis Substitutos” que assumiram o manto dos heróis da DC Comics.

Heróis Substitutos!

Batman – Herói Substituto: Azrael

Jean-Paul Valley, o Azrael, era um vigilante membro da Ordem de São Dumas, composta de assassinos. Após o Batman ter sua coluna quebrada por Bane na saga “A Queda do Morcego”, Azrael se torna o novo Batman. Violento e louco, o Bat-Azrael matava sem dó seus inimigos e tinha uma armadura similar a armadura que usava como Azrael.

Bane quebra o Batman!
Azrael!
Bat-Azrael
Bat-Azrael Armadura final!

Primeira aparição: Revista Batman: Sword of Azrael #1 – (1992) – Azrael foi criado por Denny O’Neil, Joe Quesada e Peter Milligan.

Superman – Heróis Substitutos: Aço, Erradicador, Super-Ciborg e Superboy

Morte do Superman

Após a saga “A Morte do Superman”, com o herói derrotado e morto pelo monstro Apocalypse, Metrópolis ganhou 4 heróis que assumiram o papel do Superman.

Aço – John Irons era um engenheiro que trabalhava na construção civil e, após a morte do Superman, construiu uma armadura tecnológica no maior estilo Homem de Ferro. Ele se tornou o herói Aço!

Primeira aparição: Revista The Adventures of Superman #500 (1993) – Aço foi criado por Louise Simonson e Jon Bogdanove.

Erradicador – Um ser totalmente de energia vindo de Krypton, oriundo de uma arma criada para proteger Kryptonianos. Após a morte do Superman, assume uma forma humanóide e também o papel de Superman.

Primeira aparição: Revista Action Comics #687 (1993) – Erradicador foi criado por Dan Jurgens, Bob McLeod, Louise Simonson, Jon Bogdanove e Tom Grummett.

Super-Ciborg – Hank Henshaw era um astronauta que foi bombardeado com radiação cósmica em uma missão. Após enlouquecer e reconstruir seu corpo com partes metálicas e com o DNA do Superman, decide assumir o seu lugar como o novo Homem do Amanhã.

Primeira aparição: Revista The Adventures of Superman #500 (1993) – Super-Ciborg foi criado por Dan Jurgens.

Superboy (Kon El) – Após a morte do Superman, uma cápsula nos laboratórios STAR contendo um clone do Superman abre e liberta o jovem com DNA Kryptoniano. Ele assume o papel de Superman mas é sempre chamado de “Superboy”. Além de Superforça e resistência sobre-humanas, possui telecinésia tactil.

Primeira aparição: Revista The Adventures of Superman #500 (1993) – Superboy foi criado por Karl Kesel e Tom Grummett.

Mulher-Maravilha – Heroína Substituta: Artemis

Artemis Grace – Após vencer a disputa em Themyscira para a nova campeã das Amazonas, Artemis assume o cargo de Mulher-Maravilha. ruiva, violenta e totalmente destemida, Artemis foi uma Mulher-Maravilha diferente. Do contrário ao que Diana pregava a paz, Artemis pregava a guerra. 

Primeira aparição: Revista Wonder Woman (vol. 2) #90 – (1994) – Artemis foi criada por William Messner-Loebs e Mike Deodato.

Lanterna Verde Hal Jordan – Herói Substituto: Kyle Rayner

Após os eventos que fizeram Hal Jordan enlouquecer e se tornar o vilão cósmico Parallax na saga “Crepúsculo Esmeralda”, o único Guardião sobrevivente forja o último anel dos Lanternas Verdes e vai a Terra entregar ao artista Kyle Rayner. Rayner se torna o único Lanterna Verde do universo.

Kyle Rayner o Lanterna Verde!
Crepúsculo Esmeralda

Primeira aparição: Revista Green Lantern (vol. 3) #50 – (1994) – Kyle Rayner foi criado por Darryl Banks e Ron Marz.

Senhor Destino – Herói Substituto: Jared Stevens, o Destino

Jared Stevens era um traficante de artefatos arqueológicos que acabou envolvido em uma batalha com demônios na Torre do Destino. Após o combate ele acorda com uma marca vermelha no olho, seu braço enfaixado com os restos da capa amarela do Destino e descobre que o Elmo do Destino se tornou uma Faca Mística estilo “Rambo”. Assim ele assume o nome de Destino.

Primeira aparição: Revista Fate #0 (1994) – Destino foi criado por John Francis Moore.

Arqueiro Verde – Herói Substituto: Connor Hawke

Após o Arqueiro Verde Oliver Queen morrer em uma explosão em um avião, seu filho Connor Hawke assume o papel de Arqueiro Verde.

Morte de Oliver Queen
Connor Hawke

Primeira aparição: Revista Green Arrow vol. 2, #0 (1994) – Connor Hawke foi criado por Jim Aparo e Kelley Puckett.

Uma coisa incrível na época é que estes heróis substitutos nunca trabalharam juntos. Apesar de todos terem assumido o lugar dos principais heróis, somente pequenos encontros foram publicados. Não tivemos uma “Liga da Justiça dos Substitutos”. O que é uma pena. Tinha potencial para histórias bacanas. 

O que acharam? Deixe seu comentário!

Conheça os Heróis Substitutos da Marvel na matéria abaixo:

Avalie a matéria

Augusto Velazquez - O Canibal

Augusto Velazquez - O Canibal - Um homem compacto. Porém inteligente. Criador de Universos de Quadrinhos e Animações Nacionais.