Heróis Substitutos da Marvel!

Vamos analisar a fase da Marvel onde a editora substituiu seus principais heróis entre a década de 80 e 90. Assim como a DC Comics, a Marvel também rompeu com seus principais heróis e encontrou maneiras para eles serem substituídos. Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Homem-Aranha: todos, em algum momento, foram substituídos por outros heróis. Conheça abaixo.

Heróis Substitutos Marvel!

Capitão América – Herói Substituto: John Walker, o Agente Americano

John Walker era um militar americano da Georgia que após dar baixa no exército se submete a um tratamento para ganhar super-poderes. Assumindo a identidade de Super Patriota, desafia o Capitão América para um combate. Após Steve Rogers abandonar o manto de Capitão América por questões ideológicas – referentes a ter que se reportar à Comissão de Atividades Super-Humanas do Governo – John Walker assume o lugar de Steve Rogers como um novo Capitão América violento e cruel.

John Walker como Super Patriota!
John Walker Capitão América!
Agente Americano

Primeira aparição revista Captain America #323 (1986) – como Super Patriota; como Capitão América – Captain America #333 (1987); como Agente Americano – Captain America #354 (1989). John Walker, o Agente Americano foi criado por Mark Gruenwald, Paul Neary e Kieron Dwyer.

Homem de Ferro – Herói Substituto: James Rhodes, o Máquina de Combate

O Coronel das Forças Armadas Americanas James Rhodes conheceu Tony Stark em batalha na guerra e se tornaram amigos desde então. Após Tony Stark ter problemas com alcoolismo, James Rhodes substituiu Tony como o herói Homem de Ferro por um período. Com o tempo, Tony Stark constrói uma armadura exclusiva para Rhodes, a Máquina de Combate!

Primeira aparição de James Rhodes – revista Iron Man #118 (1979); como Homem de Ferro – revista Iron Man #170 (1983); como Máquina de Combate – Iron Man #284 (1992). James Rhodes foi criado por David Michelinie, John Byrne e Bob Layton. O Máquina de Combate foi criado por Len Kaminski e Kevin Hopgood.

Thor – Herói Substituto: Eric Masterson, o Trovejante

Eric Masterson era um arquiteto que acaba assumindo o manto de Thor ao se mostrar digno a Odin. Após assumir o papel do herói Thor por um tempo, e com o retorno do Deus do Trovão como Thor, Eric Masterson ganha a Maça de Uru Trovejante, e assume um novo papel como o herói Trovejante. Como Trovejante teve uma revista que durou aproximadamente 2 anos com 24 edições entre 1993 e 1995. Após sua morte, seu filho Kevin Masterson se torna o Trovejante II.

Thor Eric Masterson
Trovejante!
Kevin Masterson, o Trovejante II

Primeira aparição revista Thor vol. 1 – #391 (1988); como novo Thor – revista Thor vol. 1 – #433 (1991); como Trovejante – revista Thor #459 (1993). Eric Masterson, o Trovejante, foi criado por Tom DeFalco e Ron Frenz.

Homem-Aranha – Herói Substituto: Ben Reilly, o Aranha Escarlate

O vilão do Homem-Aranha Chacal clonou Peter Parker e fez o Homem-Aranha e seu clone lutarem. Após a batalha onde o clone parecia estar morto, o Homem-Aranha continuou sua carreira. Após alguns anos o clone retorna como Ben Reilly, assumindo a identidade de Aranha Escarlate na “Saga do Clone”. Após alguns conflitos, é descoberto que o clone na verdade é o verdadeiro Homem-Aranha. Ben Reilly assume o papel de Homem-Aranha por um período até que aparentemente se sacrifica para salvar Peter Parker.

Aranha Escarlate!

Primeira aparição como Clone do Peter Parker – revista The Amazing Spider-Man nº. 149 (1975); como Ben Reilly – Spider-Man #51 (1994); como Aranha Escarlate – Web of Spider-Man #118 (1994); como Homem-Aranha – Sensational Spider-Man #0 (1996). Ben Reilly, o Aranha Escarlate foi criado por Gerry Conway, Tom Lyle e Mark Bagley.

Motoqueiro Fantasma – Herói Substituto: Danny Ketch, o Motoqueiro Fantasma II

Após ser atacado por uma gang, Danny Ketch encontra uma moto mística. Após tocá-la ele se transforma no novo Motoqueiro Fantasma, com uma roupa e moto mais moderna. Após algum tempo é descoberto que Danny Ketch é irmão de Johnny Blaze, o primeiro Motoqueiro Fantasma.

Primeira aparição: revista Ghost Rider vol. 3, #1 (1990). Danny Ketch, o Motoqueiro Fantasma II foi criado por Howard Mackie e Javier Saltares.

Diferente dos “Heróis Substitutos da DC Comics” que nunca atuaram juntos, os “Heróis Substitutos da Marvel” atuaram em conjunto e até mesmo formaram uma “Trindade Alternativa” na saga abaixo:

Conheça os Heróis Substitutos da DC Comics na matéria abaixo:

O que acharam? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria

Augusto Velazquez - O Canibal

Augusto Velazquez - O Canibal - Um homem compacto. Porém inteligente. Criador de Universos de Quadrinhos e Animações Nacionais.