A Ascensão e Queda de Anakin Skywalker

Star Wars: Episódio 9 – A Ascensão Skywalker, marca o “final” de uma das maiores sagas já criadas no Cinema e na Cultura Pop. Ainda que o futuro reserve muita lenha para queimar dentro dessa Galáxia muito, muito distante, o filme traz um prometido ponto final para a história de um dos maiores – se não o maior – personagem de toda a saga.

Estamos falando, obviamente, de ANAKIN SKYWALKER.

Resultado de imagem para darth Vader banner
O maior personagem de toda a Saga

Se Star Wars: Episódio 4 – Uma Nova Esperança nos introduzia Luke Skywalker (Mark Hamill) e sua jornada de herói contra o temível vilão Darth Vaderuma das criaturas mais assustadoras que o cinema já nos proporcionou – no decorrer da trilogia clássica descobriríamos que o vilão, na realidade era o PAI de Luke, um Jedi que tinha caído para o Lado Negro da Força e, dessa forma, se tornara a maior ameaça da Galáxia.

Mais tarde, com o lançamento da chamada “trilogia prequel”, com o Episódio I, II e III, conhecemos a história de Anakin Skywalker e finalmente entendemos porque toda a saga, na realidade, gira ao redor dele.

Encontramos Anakin aos nove anos de idade, vivendo como escravo em Tatooine, junto com sua mãe, Shmi. O pai do garoto não é mostrado, levando a crer que ele tenha sido uma “geração espontânea da Força”. Mesmo com pouca idade, ele já era mostrado como um gênio capaz de criar seu próprio androide (C3PO, por incrível que pareça), além de ser um exímio piloto.

Resultado de imagem para anakin skywalker as a kid
Quem vê essa cara bonitinha nem imagina o que vem por aí…

Foi em Tatooine que os caminhos de Anakin se cruzaram com os Jedi. Lá ele conheceu o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Nesson, sdds) e seu jovem padawan, Obiwan Kenobi (Ewan Fucking McGregor), além da rainha Amidala (Natalie Portaman), de Naboo.

Qui-Gon Jinn descobre que Anakin tem uma quantidade sem precedentes de midi-chlorians (nem tente entender) no sangue, e por isso acreditava que o garoto poderia ser o “escolhido” que traria o equilíbrio para a Força, segundo uma antiga profecia, e decide levá-lo para ser treinado pela Ordem Jedi.

Resultado de imagem para anakin skywalker i dont want to be a problem

Com a morte de Quin-Gon Jinn em combate, seu padawan Obiwan fez o juramento de seguir a vontade do mestre e treinar o jovem Anakin nos caminhos Jedi, sob o intenso interesse do então Chanceler da Republica, Palpatine.

Anakin tornou-se o padawan de Obiwan e, posteriormente ascendeu ao título de Mestre Jedi, embora o Conselho Jedi o rejeitasse, pois o considerava instável e ambicioso, características não muito desejadas em um Jedi.

Resultado de imagem para anakin skywalker padawan
Bom, então tá, né?

Palpatine, passa a criar um relacionamento cada vez mais próximo de Anakin, envenenando sua mente contra os Jedi e alimentando seus medos em relação aos sonhos premonitórios que mostravam a morte de sua então esposa, Amidala.

Palpatine, que na verdade era o Lorde Sith Darth Sidious, manipula Anakin, fazendo com que lentamente ele se revolte cada vez mais contra a Ordem Jedi, até abraçar completamente o Lado Negro.

Anakin Skywalker então, se torna Darth Vader e, sentindo-se traído pela Ordem Jedi, decide exterminar todos os Jedi, incluindo as crianças e o Mestre Jedi Mace Windu (Samuel L. Jackson).

Resultado de imagem para anakin skywalker jedi master
Well, now we´re fucked up

Já seguindo cegamente as ordens de Darth Sidious, o agora aprendiz do Lado Negro Darth Vader vai até o planeta Mustafar, para assassinar líderes separatistas e deixa o caminho livre para o recém nomeado Imperador Palpatine dominar toda a Galáxia.

Em Mustafar, Vader encontra sua esposa Amidala, que tenta trazê-lo de volta para o caminho da Força, mas ao encontrar seu antigo Mestre Obiwan Kenobi junto com ela, ele deixa que seu ciúme e raiva assumam o comando, e começa a enforca-la com seus poderes, sendo impedido por Obiwan.

Resultado de imagem para anakin skywalker vs obiwan

Eles travam então o maior combate de toda a franquia e, no final, Obiwan diz a frase mais icônica de toda a franquia:

IT´S OVER, ANAKIN. I HAVE THE HIGH GROUND

Mas em sua arrogância, Anakin acredita que seus poderes e habilidades são maiores do que as do seu antigo Mestre, e parte para o ataque. Com um golpe preciso, Obiwan corta as pernas e o braço esquerdo de Anakin, deixando-o para morrer queimado pela lava de Mustafar.

Salvo pela chegada repentina de seu mestre, Darth Sidious, Vader é levado para uma instalação médica, onde para salvá-lo ele passa por uma reconstrução cibernética, ficando dependente desse equipamento para sobreviver.

Surge então, a armadura negra que deixou sua marca na História do Cinema.

A Ascensão de Vader

Junto do Imperador Palpatine, Vader passa a caçar e exterminar os Jedi remanescentes e a instituir um regime ditatorial e fascista, baseado no terror, para dominar toda a Galáxia.

Amdala dá à luz a gêmeos, Leia e Luke Skywalker. Para proteger as crianças, o Senador Organa leva Leia para Alderaan, onde a criará como filha, enquanto Obiwan leva Luke para seu planeta de origem, Tatooine, onde o deixa sob os cuidados dos parentes de Shmi Skywalker, seu irmão Lars e a esposa.

Encontraremos Vader e Palpatine anos mais tarde, já consolidados no poder. A ameaça de Vader já se espalhou pela Galáxia, e ele leva medo e terror onde quer que vá, inclusive dentro do próprio Império Galáctico.

Round 2, Mothefucker

A nova arma do Império, a ESTRELA DA MORTE, promete consolidar de vez o poder do Império e destruir completamente a pequena, porém insistente, Aliança Rebelde, que ainda ousa enfrentar o jugo do Imperador.

A princesa Leia (Carrie Fisher), agora parte da Aliança Rebelde, pede então a ajuda do último Mestre Jedi, Obiwan Kenobi (Sir Alec Guiness), que está exilado em Tatooine, onde pode ficar de olho no jovem Luke Skywalker. Junto com os droídes, R2 D2 e C3PO, eles vão até a Cantina Mos Eisley, em busca de transporte até Alderaan. Na Cantina eles conhecem Han Solo (Harrison Ford) e o wookie Chewbacca, e acabam se juntando à Aliança Rebelde.

Em posso dos planos de construção da Estrela da Morte, os rebeldes descobrem uma falha na instalação que permitirá a destruição da superarma, e Luke – usando a Força – consegue disparar um tiro certeiro e destruir a Estrela da Morte, causando uma grande derrota ao Império.

Sentindo a presença do filho, Vader alerta o Imperador do potencial do jovem, que ordena que Vader traga o rapaz para sua presença, a fim de também convertê-lo para o Lado Negro.

O Império decide então reconstruir a Estrela da Morte, enquanto Luke vai até o longínquo planeta Dagobah, onde é treinado pelo lendário e último Jedi vivo, o Mestre Yoda.

Vader captura a Princesa Leia e os amigos de Luke, imaginando que dessa forma o jovem iria tentar resgatá-los, o que efetivamente acontece. Vader enfrenta Luke, revela que na verdade ele é o seu pai e corta a mão direita do jovem Jedi, que prefere se jogar para a morte do que ser capturado pelo Lorde Sith.

Luke, I´m…

Quando se reencontram novamente, Luke não só se recuperou da luta anterior, como já se tornou um Jedi, com controle muito maior de seus poderes. Vader captura Luke e o leva até a presença do Imperador, mas ser capturado era apenas um plano do rapaz, que ainda conseguia enxergar bondade dentro de Vader, e queria resgatá-lo para o lado da luz, mesmo com Vader dizendo que “Agora é tarde demais para mim”.

Palpatine tenta usar a ira e a raiva de Luke para levá-lo para o Lado Negro, pedindo que ele matasse Vader e assumisse seu lugar como aprendiz do Imperador, mas o jovem se recusa. Palpatine, então, passa a atacar Luke com os Raios da Força e, vendo isso, finalmente Vader decide se redimir, ataca o Imperador e o joga no reator da nova Estrela da Morte.

Luke tenta resgatar o pai, mas Vader está muito debilitado pelos ferimentos e sabe que seu fim está próximo. Ele pede que Luke o ajude a tirar a máscara, e então Luke diz:

– Mas você vai morrer!

Nada pode evitar isso agora. Apenas por uma vez, deixe-me olhar pra você com meus próprios olhos.

Luke ajuda a tirar a máscara e, pela primeira vez, vemos Vader sem seu icônico capacete. Ele olha longamente para o filho e pede:

Agora vá, meu filho

– Não, você vem comigo. Não vou deixa-lo aqui. Eu tenho que salvá-lo.

Você já salvou, Luke. Você estava certo. Estava certo ao meu respeito. Diga a sua irmã que você estava certo.

Então ele fecha os olhos e morre, em paz. Não mais como o maior vilão da galáxia, mas como Anakin Skywalker, redimido pelo amor do filho.

Evolution (?)

Na trilogia clássica, Vader foi interpretado pelo ator David Prowse, e sua voz foi dublada pelo icônico e mítico James Earl Jones. Quando aparece sem máscara, no final de O Retorno de Jedi, ele é interpretado pelo ator Sebastian Shaw.

Na trilogia prequel, ele é interpretado como criança pelo ator Jake Lloyd e posteriormente pelo ator Hayden Christensen, com James Earl Jones voltando para dublar a voz clássica do personagem.

O ator Hayden Christensen volta como um fantasma da força substituindo Sebastian Shaw nas novas versões remasterizadas por George Lucas, relançadas em 2004.

No filme Rogue One – Uma História Star Wars, Vader é interpretado pelos atores Daniel Naprous e Spencer Wilding, com James Earl Jones fazendo mais uma vez sua voz.

Na animação Clone Wars ele foi dublado pelo ator Matt Lanter, e na animação Star Wars Rebels ele foi dublado mais uma vez por James Earl Jones.

Avalie a matéria

Marcio Fury

Escritor, revisor, colecionador e pai nas horas vagas. É o melhor no que faz, mas o que faz não é nada bonito.