Nebulosa: a heroína moral de Vingadores: Ultimato

Já recuperados do choque que foi o filme? Então vamos falar da heroína moral dessa produção, que evoluiu de uma vilã secundária no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia até, muito fielmente aos quadrinhos, se tornar uma das peças mais importantes no tabuleiro da batalha contra o titã louco Thanos!


Abri essa imagem aqui e para mim apareceu a mensagem “It’s a Match!”

A Nebulosa (interpretada pela escocesa Karen Gillan, de Dr Who) surpreende a todos já no final de Vingadores: Guerra Infinita, pelo empenho com que se dedica a destruir Thanos. Para quem leu o clássico da Marvel, “Desafio Infinito”, no entanto, o ódio dela era plenamente justificado. Vamos conhecer um pouco melhor a smurfette que roubou nossos corações e mostrou com quantos implantes cibernéticos se faz uma assassina!

Criada pelo roteirista Roger Stern e pelo desenhista John Buscema para a revista Avengers #257, em 1985, sua primeira aparição foi discreta: uma espécie de “pirata espacial”, que pilhava tudo que aparecesse em seu caminho – nessa edição, mais especificamente, ela planejava atacar o império Skrull com a ajuda da Capitã Marvel (não, não a Carol Danvers e sim Monica Rambeau!)


Uma Capitã Marvel diferente – e uma Nebulosa diferente!

Numa nave que outrora pertencera a Thanos, ela tenta convencer a Capitã a se juntar ao seu grupo e usar seus poderes para roubar informações importantes do Império Skrull. Monica finge concordar, apenas para conseguir ajuda e poder voltar para casa.

Nebulosa era muito diferente do que estamos acostumados hoje, com longos cabelos e sem implantes cibernéticos, mas já era uma assassina e lutadora cruel. Sendo posteriormente derrotada pelos Vingadores, Nebulosa ainda enfrentaria a equipe em outras ocasiões, bem como o Surfista Prateado.


Apenas uma garota que gosta de joias.

Nessa época, Thanos estava, digamos assim, “fora de ação” nos quadrinhos da Marvel. Quando ele retorna, no entanto, quer reaver sua nave das mãos de Nebulosa. Num ato desesperado para ser poupada, ela afirma ser neta do titã louco – que não acredita nela. O parentesco dos dois jamais foi oficialmente confirmado, mas, no cinema, ela foi apresentada como uma filha adotiva dele.

Já mostrando que não era muito de família, Thanos a queimou viva para reaver sua nave. Nebulosa, porém, se recusava a morrer mesmo tendo seu corpo destruído. Seu ódio a mantinha viva e aguardando o momento de se vingar.


ÓDIO! ÓDIO! ÓDIO! ÓDIO!

Quando Thanos alcançou seu objetivo de possuir a Manopla do Infinito na mini-série “Desafio Infinito”, ela ainda estava seriamente ferida – e ele a mantinha por perto para zombar de sua tentativa de roubá-lo! Enquanto enfrentava os heróis da Terra, Thanos expandiu sua consciência, tornando-se um com o universo – mas seu corpo físico ainda portava a manopla. Aproveitando-se do momento de “projeção astral”, Nebulosa tomou a manopla para si, forçando seu “avô” à derrocada!

Se no filme ela não chega a usar a manopla em momento algum, ela é peça-chave da trama, tanto tentando impedir os planos de Thanos quanto, no passado, tentando ajudá-lo. Sua determinação, no entanto, é ilimitada e ela foi capaz de matar sua própria versão mais jovem, alterando completamente a linha do tempo e arriscando a própria existência para garantir que o poder das Joias do Infinito não caísse em mãos erradas.

Apesar do paradoxo, Nebulosa sobreviveu e foi embora junto com os Guardiões da Galáxia (ou os “Asgardianos da Galáxia”), com um futuro incerto. O diretor dos filmes dos Guardiões, James Gunn, já declarou que gostaria de fazer um filme solo dela – o que parece uma ideia brilhante!


Looks that Kill by Mötley Crüe plays in the background!

E você, leitor? Que tal um filme em que ela tenta descobrir um novo propósito para sua vida, enquanto busca se redimir de seus inúmeros crimes, sendo caçada por toda a galáxia? Parece promissor? Então vamos aguardar, porque certamente a Marvel anunciará seus próximos filmes muito em breve – e então saberemos o destino de Nebulosa!

Avalie a matéria

Raul Kuk o Mago Supremo

Raul Kuk - o Mago Supremo. Pai de uma Khaleesi, tutor de uma bruxa em corpo de gata.