WANDA E VISÃO – Quem são? O que comem? Como se reproduzem?

Fala, galera! Agora que a Disney oficializou a gravação de WANDAVISION para seu canal de streaming, web série ambientada dentro do universo cinematográfico da Marvel e com data de estreia marcada para dezembro de 2020, nós aqui do POPSFERA resolvemos elaborar um complexo resumão desse casal tão querido (e totalmente estranho) de Vingadores.

Nos quadrinhos, Wanda Django Maximoff, a Feiticeira Escarlate, foi criada por Stan Lee e Jack Kirby e estreou nos gibis na Uncanny X-Men #4, em março de 1964. Isso mesmo, Wanda tem 54 anos. Ela é um dos seres mais poderosos do Universo Marvel, cujos poderes são ter o controle de magia do caos e manipulação das probabilidades.

Nem tão escarlate assim no começo.

Quando recém nascidos, os irmãos foram sequestrados na Sérvia e levados para a montanha Wundagore, base do Alto Evolucionário. Ali, eles foram submetidos a experimentos e cresceram sob a tutelagem de Bova Ayrshire, uma vaca evoluída antropomorfizada e leal ao seu mestre. Sim, ele mesmo: o Alto Evolucionário.

Assustado com seus resultados, Alto Evô (vou chamá-lo assim) devolveu os irmãos à vila da qual os tirou, os rotulando de mutantes.

Para sobreviverem, as crianças fizeram uso de seus poderes e se meteram em várias confusões, até que Magneto surgiu e os acolheu, alegando ser o pai deles.

Wanda debutou nos quadrinhos fazendo parte da Irmandade de Mutantes, liderada por Magneto. Nesse ponto da cronologia, assumíamos que Magneto era pai dos irmãos. Na saga O EIXO, soubemos que essa história de filhos do Mestre do Magnetismo não era bem assim. Mas estou, assim como Pietro Maximoff, o Mercúrio, muito acelerado.

Após tomar um cacete dos X-Men algumas vezes, Wanda e Pietro resolvem abandonar a vida do terrorismo não remunerado e, após Magneto ser preso pela entidade cósmica chamada de O ESTRANHO, os gêmeos resolvem se unir aos Vingadores. A antiga equipe estava debandando, era a chance para ex-ladrões e terroristas reformados se unirem ao Capitão América e, assim, na Avengers #16, de maio de 1965, a Feiticeira Escarlate, seu irmão Mercúrio e o Gavião Arqueiro se tornam Vingadores.

Wanda viveu suas aventuras como vingadora freneticamente, tentou ser atriz, um monte de coisas, até que, em Avengers #57, outubro de 1968, Roy Thomas recicla um personagem criado pro Stan Lee para a editora predecessora da Marvel, a Timely Comics, e assim nascia o Visão, androide, romântico e com um ar soturno e misterioso que encantaria a encantadora feiticeira vermelha.

Wanda e Visão vivem aventuras junto aos Vingadores, como por exemplo a guerra Kree-Skrull, onde ficamos sabendo que até um androide pode chorar. A Feiticeira Escarlate, talvez num dos primeiros indícios de que não batia muito bem da cachola, deixou-se seduzir pelo lado humano do nosso querido Visão, o portador da gema da alma e, em Giant-Size Avengers #4 (junho de 1975), o casal troca alianças e juras de amor.

Aquele cara atrás do Visão era um fantasma. Sério!

Dez anos depois, num gibi chamado The Vision and the Scarlet Witch, a coisa começa a realmente a complicar: usando magia Wanda e Visão dão à luz a um casal de gêmeos, Tommy e Billy . Sim senhor, o androide engravidou a feiticeira.

Olha a alegria dele…

Infelizmente para Wanda, a fonte da energia que ela usou para engravidar acabou se revelando primeiramente como fragmentos da alma de um cara chamado MESTRE PANDEMÔNIO, mas depois soubemos que o dono daquelas almas era o demônio Mephisto, que acabou por reabsorvê-los, o que acabou com a existência pra lá de esquisita dos gêmeos bebês filhos do robô. Agatha Harkness, uma poderosa bruxa do bem, lançou um feitiço para fazer com que Wanda esquecesse seus filhos para aliviar sua dor. Há quem diga que esse é o fato que faz com que Wanda surte bonito e provoque umas tretas como A QUEDA e DINASTIA M, mas o fato é que nesse momento ela realmente se esqueceu de seus filhos. Infelizmente nós não…

Outra coisa que Wanda perde nesse processo é seu amor por Visão. O casal de desfaz, Wanda vai passar um tempo com os Vingadores da Costa Oeste e se apaixona por Magnum. Nesse mesmo gibi, John Byrne vai ao extremo e desconstrói o Visão, literalmente. O nosso querido androide do coração partido é desmontado e perde seus padrões cerebrais, que eram baseados nos Tocha Humana original. Com isso, Visão passa a se comportar realmente como uma máquina, um robô sem sentimentos, pois ele realmente não os tinha mais.

Para dar um tempo desse baque, Wanda passa um tempo com a Força Tarefa, gibi tosqueira do bem dos anos 90, enquanto Visão volta pros Vingadores.

É a Wanda ali sim…

Wanda volta aos Vingadores e, manipulando as energias do Caos, ela recupera o corpo do Magnum, que havia supostamente morrido em missão com a Força Tarefa. Wanda tenta também se reaproximar do Visão, mas falha miseravelmente.

Nesse ponto, a vaca, que parecia pastar tranquilamente em campos verdejantes, passa a caminhar a passos largos em direção ao pantanal. Ou simplesmente a vaca foi pro brejo.

Wanda surta e, sem explicações ou avisos, promove o pior dia da história dos Vingadores. Ela se descontrola ao remoer as lembranças de que foi separada de seus filhos e perde o controle de seus poderes. Sob sua influência, o Homem de Ferro faz um discurso aparentemente bêbado na ONU, a mansão dos Vingadores é atacada por uma frota Skrull e a Mulher-Hulk literalmente rasga o Visão ao meio. Esse evento ficou conhecido como VINGADORES – A QUEDA.

Wanda sombria.
Mulher-Hulk rasgando o Visão.
Visão sem ver nada à sua frente joga um quinjet em cima da mansão.

Wanda é confrontada por seus companheiros vingadores e é deixada sob os cuidados de Magneto, seu suposto pai.

Esses fatos nos levam à saga DINASTIA M, na qual Pietro ouve, de forma infiltrada, o plano dos Vingadores e dos X-Men de matarem a agora insana Feiticeira Escarlate. Ele tenta proteger a irmã, mas ela se antecipa ao ataque e muda a realidade, entregando pra todos os envolvidos um mundo onde seus maiores sonhos haviam se tornado realidade.

No confronto final dessa saga, Magneto mata Pietro, Wanda o ressuscita e diz: CHEGA DE MUTANTES!

Após esses eventos, Wanda desapareceu, sendo encontrada pelo Gavião Arqueiro em Wundagore. Ela não se lembrava dele. Para dar uma piorada na situação, dois irmãos surgem dentro da cronologia Marvel, Billy e Tommy, ambos mutantes e um com poderes mágicos enquanto o outro é um velocista. Eles alegavam serem filhos de Wanda Maximoff e partiram em uma busca da mãe ao redor do planeta. Essa saga se chama A CRUZADA DAS CRIANÇAS e é o gibi que foi banido pelo prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella da Bienal do Livro 2019.

Enquanto isso, o Visão tentava recuperar seus sentimentos, reaver sua humanidade, mesmo tendo superado (mais ou menos) seu amor por Wanda.

Ele cria uma família para tentar entender esse processo tão humano, o de se conectar com alguém, se importar com outra pessoa. Você não leu errado, ele cria mesmo um androide esposa e dois androides filhos. Até um cachorrinho robô eles tinham.

A vida de casado realmente não foi feita para funcionar, nem mesmo numa família de mentes artificiais, e rapidamente as coisas se complicam para o Visão. Após as 12 edições desse gibi, Visão se torna pai solteiro da androide Vic, a robô que ele criou para ser sua filha. Esposa e filho foram pro saco.

Nesse ponto dessa vida louca, Wanda foi sondada pelo Doutor Estranho para se tornar a mestra das artes místicas, mas perdeu o posto pro Dr. Voodoo.

Tenho pra mim que teremos elementos de boa parte dessa xaropice que eu escrevi acima na série da Disney, como Visão sem sentimentos tentando construir uma família e Wanda gerando filhos fictícios para surtar no final.

A web-série vai ao ar em dezembro pelo canal de streaming Disney +.

Avalie a matéria