The Man In The High Castle – Vale a Pena Assistir

Enquanto aguardava episódios novos de The Boys, dei uma chance para o piloto de The Man In The High Castle e só consegui parar após 40 episódios divididos em quatro temporadas, todas elas disponíveis agora mesmo no serviço de streaming Amazon Prime.

A ação se inicia em 1962, 15 anos após as Potências do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) terem vencido os Aliados, coligação entre França, Inglaterra, EUA e URSS. Nessa série, as bombas em Hiroshima e Nagasaki nunca foram lançadas, porque os Aliados nunca as construíram. Por outro lado, o Eixo acabou com a guerra ao bombardear Washington.

A costa leste americana foi dominada e ocupada pela Alemanha Nazista, enquanto a costa oeste foi ocupada pelos japoneses. No centro do país existe a Zona Neutra, com a cidade de Denver sendo uma espécie de capital.

man-in-the-high-castle-cast-800x581 — Séries em Cena

Em Nova York, ser americano não é muito fácil, mas se você for ariano e jurar lealdade ao Reich, é possível até ingressar nas forças armadas americanas, que foram incorporadas ao exército alemão e atuam sob total servidão a Hitler. Sim, ele está na série. Assim como o médico Josef Mengele.

Já em São Francisco os japoneses são um tanto quanto mais duros. A polícia especial japonesa, os Kempeitai, são implacáveis e cruéis. Há toque de recolher nas ruas e execuções a céu aberto. O fascismo em sua versão mais pura. Ser judeu é ilegal nessa história; enquanto ser negro é uma bela desvantagem.

 Muito bacana o fato de a série contar com atores realmente alemães e japoneses, abusando desses dois idiomas. A representação de costumes dos povos envolvidos na série é ponto alto da produção: uma cerimônia budista, uma cerimônia judia, um bar mitzvah, uma celebração nazista, muita música negra da época, nenhuma música branca americana da época, por motivos óbvios.

Atuando em ambas as ocupações, existe uma célula rebelde. A Resistência luta por dias melhores, e eles parecem ter uma arma muito poderosa pra combater a opressão e o terror: filmes gravados em fitas de rolo, produzidas por um homem que até então não passa de uma lenda: O Homem no Alto do Castelo. Esses filmes trazem imagens impossíveis (mas que parecem muito reais) de um mundo onde os Aliados venceram a Guerra. Um mundo onde o Reich caiu, o Imperador japonês assinou sua rendição, um mundo onde um certo marinheiro pode beijar uma certa enfermeira com a alegria que só a vitória pode proporcionar. Junto com essas imagens, os filmes trazem esperança…

Amazon Prime Vídeo anuncia quarta temporada de O Homem do Castelo Alto e  data de estreia da terceira temporada - O Universo da TV

Após algumas cenas para apresentações de personagens e núcleos narrativos (o que fiz acima), a ação começa quando Trudy Walker aborda sua irmã, Juliana Crain, de forma preocupada e diz: “leve esse filme para Denver”. Juliana pergunta o que há nele, e a resposta é: “uma saída para todos nós”. Sem saber, e sem querer, Juliana Crain havia acabado de entrar para a Resistência.

The Man In The High Castle é uma adaptação do best seller de mesmo nome escrito por Philip K. Dick e trata-se de uma série de espionagem com uma pitada de ficção científica ambientada num mundo pós Segunda Guerra onde o Eixo saiu vitorioso e ocupou os EUA.

Image gallery for The Man in the High Castle (TV Series) - FilmAffinity

Se você procura uma boa série para maratonar, essa é a pedida. Certamente irá viciar. Tem tudo na medida certa e um padrão sensacional de qualidade de produção. Confira a série – se ainda não viu – e deixe seu comentário. Se já assistiu, deixe também!

Avalie a matéria