THE 100 – S07E08

Essa semana foi ao ar o tão esperado episódio piloto da série derivada de THE 100. Com nome provisório de Second Dawn, a série, ainda não totalmente confirmada, será um prequel, ou seja, ela vai rolar no que é o passado para os personagens atuais.

Esse texto está repleto de spoiler, então se você não aguenta um spoilerzinho, vá ler uma revista.

Eliza Taylor - Eliza Taylor | REWATCH #1: "CHRISTMAS INHERITANCE ...

Clarke e seu grupo acabam de chegar em Bardo. Eles estavam em Nakara. A primeira coisa que fazem é apontar as armas para todos que estejam respirando, a segunda é ouvir de Gabriel que Bellamy está morto. Mesmo abalada, Clarke conforta Raven e lidera o grupo, lembrando que “eles farão isso por ele. Octavia e Hope ainda precisam de ajuda”.

A porta se abre e Bill Cadogan surge ao lado de Andres e escoltado por um pequeno exército de Discípulos. Ele entra na sala e sugere uma troca: a presença dele e a saída dos demais Bardolenses que estavam ali. Todos saem, menos Gabriel.

Ele se apresenta, Clarke diz que o reconhece (e isso vem lá da quarta temporada). Niylah fala na língua dos Trikrus com Clarke, e Bill surpreendentemente entende o que ela diz. Ele conclui que se essa linguagem ainda existe, a filha dele deve ser a Inteligência Artificial dentro da Chave (ou Key), que Clarke e sua turma chamam de Flame. E isso porque essa língua foi criada por ela. Bill continua e diz que Becca dizia que poderia haver uma fusão entre uma mente humana e a Key, ou Chave, ou ainda Flame. Raven se surpreende ao ouvir o nome de Becca, e Clarke confirma que estão falando da mesma pessoa e completa dizendo que Bill queimou Becca em uma estaca.

Era o que Bill precisava ouvir: ele diz que Clarke nunca poderia saber disso, e que lembrar do rosto dele também seria difícil além de ela falar uma língua criada por sua filha quando ela era uma crinaça. Ele está convencido de que sua filha está dentro da cabeça de Clarke e a chama pelo nome: Calliope.

Calíope, você sabe, é a primeira das nove musas da mitologia grega. Filha de Zeus, era musa da ciência e da poesia. Foi namorada de Morpheus no gibi Sandman de Neil Gaiman. Mas estou apenas delirando, meu desejo é que o destino não destrua meu texto para que eu não me desespere e continua a sonhar. Senão estou morto!

A ação narrada acima demorou três minutos, e após o pai chamar pela filha há um corte de imagem e somos transportados diretamente para a Terra pré Apocalipse Nuclear. Na TV uma voz diz que a polícia desceu a paulada em um grupo extremista com o nome de TREE CREW! Pois é, e Calliope está em seu quarto fazendo um curativo em uma companheira de luta. As duas fazem parte do grupo e estavam na treta relatada na TV. A mãe de Calliope avisa que o pai está esperando em uma chamada de Holo(grafia?). A conversa se inicia ríspida e fica claro que pai e filha não se entendem. Ele, controlador e um tanto ditador; ela, rebelde e corajosa. Há ainda um irmão que toma o partido do pai. No meio da conversa vem a notícia, para o pai, de que mísseis estão no ar. Ele diz uma palavra código para Grace (a mãe), e ela entende de imediato a gravidade da parada.

The 100 sempre foi uma série que leva seus personagens e tomarem decisões difíceis, na maioria das vezes apenas com opções ruins, literalmente Escolhas de Sophia. Grace impõe uma dessas escolhas a Calliope: atender o aviso de seu pai ou ficar ali com sua melhor amiga e morrer, mas se ela ficar Grace fica também. Calliope escolhe viver e elas seguem de helicóptero para um bunker. No caminho elas testemunham a primeira bomba a cair. Devo mencionar que o bunker recebe apenas pessoas de um certo nível, um tal de nível 12, e apenas pessoas que fazem parte do Second Dawn, e isso exclui Lucy, a melhor amiga.

Sem que todas as pessoas estivessem acomodadas no bunker, uma onda de radiação fez com que as portas fossem fechadas, isolando algumas pessoas do lado de fora. A turma de dentro se revolta com isso, e alguns tentam abrir a porta para que parentes ou amigos pudessem entrar também, mas a ordem foi estabelecida por uma espécie de força policial comandada por Reese Cadogan, filho de Bill, irmão de Calliope, que obviamente compra a briga da galera contra seu pai.

Após todos se acalmarem (mas não esquecerem), Bill mostra para sua família a Pedra e relata que a encontrou em Machu Picchu. A filha diz que ele quis dizer “roubou” de Machu Picchu. Eu gosto da Calliope! Bill explica como o dispositivo funciona, mas quando ele tenta uma demonstração, nada acontece…

Dois anos se passam até que uma equipe se aventura do lado de fora. Numa dessas investidas, uma equipe contendo os dois irmãos veem uma cápsula cair do céu, e dentro dela está a cientista Becca Franko, e claro que ela estava vindo da Estação Polaris, onde ela criou A.L.I.E. e o NightBlood.

Calliope e Becca criam uma empatia instantânea, e Becca conta muita coisa sobre toda a sua pesquisa, sobre o projeto A.L.I.E. 2 que ela chama de Flame, entre muitas outras coisas.

Becca consegue manipular a Pedra de uma forma inédita para Bill. Ela se teleporta e volta em seguida, nós nunca vamos saber quanto tempo ela passou do outro lado. Ela volta apavorada e diz que eles precisam desligar o dispositivo, porque eles não estão preparados para o que ela viu: o dia do julgamento. Bill a prende. Reese lê no notebook de Becca sobre a Flame e Bill decide matá-la para se apoderar dela, assim ele poderá descobrir como operar a Pedra e ver o que Becca viu.

Becca explica para Calliope o que ela tem de fazer: deixá-la morrer, recuperar a Flame e decidir se ela, Calliope, será a hospedeira. Para isso seria bacana receber o NightBlood, como bem sabemos.

Reese, a comando de seu pai, queima Becca em um fogueira. Fica bem claro o comportamento fascista de Bill e Reese, com essa palavra sendo usada no episódio, inclusive.

Dentro do bunker o grupo Tree Crew, liderados por Calliope, confronta os Discípulos, liderados por Reese. Ele tem a Flame. Rola uma confusão, Callie o desafia para um duelo. Ele aceita e ela trapaceia, dando-lhe um tiro no braço, e meio que rouba a Flame do irmão. Os Tree Crew correm para a porta, que só fecha a tempo porque a mãe de Callie a ajuda, mas fica do lado de dentro.

Bill exila sua esposa e ordena que o filho encontre a Flame “custe o que custar”.

O grupo de Callie vai se aventurar do lado de fora do bunker e eles são a origem dos Grounders, mais especificamente dos TriKru, enquanto Bill atravessa a Anomalia indo para Bardo, provavelmente.

A ação finalmente volta para Clarke, que responde se Calliope está em sua mente. Ela diz que sim, mas sabemos que ela não é mais a portadora da Flame, tem coisa aqui. Além disso ela não está disposta a colaborar com o cara que matou Bellamy. Ela diz que um bom começo para Bill é trazer suas amigas de volta e essa abaixo é a cena final:

Confira a promo do próximo episódio:

Avalie a matéria