Series X, Series S ou Play5 – Qual será seu novo console?

Agora que já temos datas de lançamento e preços definidos para os tão esperados consoles da nova geração de vídeo games, vamos listar as características técnicas de cada um deles e, quem sabe, ajudar na dúvida cruel que assola as mentes de todo gamer: Qual console comprar?

Temos uma boa disputa entre os consoles da nova geração. Todos eles trazem CPUs e GPUs modificadas. O Play 5 vem com CPU com AMD Zen 2 com octa-core até 3,5 GHz e GPU AMD RDNA 2 a 2,23 GHz em uma frequência variável, de acordo com a necessidade do jogo, 10,28 teraflops e armazenamento interno com SSD de 825 GB. O Xbox Series X chega com CPU também AMD Zen 2, mas com octa-core de 3,8GHz, 12 teraflops e SSD de 1 TB. Nesses números, o console da Microsoft supera o da Sony. Ambos terão 16 GB de RAM.

Os dois pesos pesados…

O Xbox Series S, irmão caçula do Series X, vem com a mesma CPU do irmão mais velho mas com leve redução nos GHz – “apenas” 3,6. Mais lento que o irmão, mas é mais rápido que o concorrente da Sony. A GPU sim, é diferente: Tem 4 teraflops de desempenho mas pode, ainda assim, suportar tecnologia de iluminação Ray Tracing, da mesma forma que os “grandões” e taxa de quadros de até 120 FPS. O armazenamento é em SSD 512 GB, a memória RAM de 10 GB e o console não terá leitor de mídia física.

…e o menorzinho.

Ainda que o PlayStation 5 tenha uma capacidade de armazenamento menor que o Series X, a taxa de transferência chega a ser maior que o dobro das especificações do SSD presente no console da Microsoft.

A Sony quer que o PlayStation 5 tenha boots mais rápidos e menos telas de carregamento. Do outro lado, a tecnologia “Quick Resume” da Microsoft permitirá iniciar um jogo sem enfrentar a famigerada tela de carregamento. Isso certamente deixará a vida e e experiência dos jogadores, independente do console, muito menos “raivosa”.

Vamos agora às datas e preços: Playstation 5 sairá em 12/11/2020 a USD$ 400 em sua versão sem leitor de mídia física e USD$ 500 com o leitor. Já os consoles da Microsoft chegam dois dias antes ao mercado, 10/11/2020, com o Series X à USD$ 499 e o Series S a USD$ 299, como vimos aqui.

Essa batalha também tem alguns outros fatores além dos técnicos como por exemplo o catálogo e serviços online. A Microsoft vem fazendo um bom trabalho com o Game Pass Ultimate e o Live Gold, tornando os jogos mais acessíveis para mais jogadores, por um valor bem inferior ao da compra de um AAA. Em contrapartida a Sony, que tem os jogos exclusivos mais badalados, ainda tem um serviço online que deixa muito a desejar.

Para os brasileiros, uma má noticia: a fabrica da Sony em terras brazucas está de malas prontas pra partir. Ontem, 15/09/2020, foi anunciado o fim da operação envolvendo TVs, câmeras e aparelhos de áudio no Brasil. Porém, garantiram que alguns segmentos seguem ainda por aqui – entre eles o de games, garantindo a chegada do Playstation 5.

E ai, popnauta? Qual vai comprar? Deixe seu comentário.

Avalie a matéria

Fabiano Souza

CAPITÃO no meio campo, escreve textos e destrói falsos deuses antes do café da manhã