Saiu Fatecs Out, Jogo Indie Beat’em Up Muito Divertido

Para os fãs de jogos indies, há uma grata surpresa no mercado: O Coxinha Studio lançou em 13/05 o jogo Fatecs Out, um divertido beat’em up com todos os elementos que gostamos num jogo de porrada!

O enredo do jogo gira em torno de Alan, um professor de faculdade que descobre uma realidade alternativa ameaçando o nosso plano de existência e parte para a batalha, a fim de salvar o dia. O jogo remete aos bons e velhos beat’em up dos anos 90.

O Popsfera conversou com os integrantes do Coxinha Studio, criadores do jogo, sobre o game em si, sobre o processo de criação e sobre as dificuldades de se trabalhar com games indies no Brasil.

Já no trailer vemos a qualidade do jogo

Felipe, responsável pelos roteiros, nos contou que o Coxinha Studio nasceu no primeiro dia de aula, do primeiro semestre do curso de jogos ministrado na Fatec São Caetano do Sul. Não foi há tanto tempo: 2019! – O professor disse: “No final do semestre vocês terão que me entregar um trabalho em grupo. Eu vou sair pra tomar água e quando eu voltar, quero os grupos formados”. Ninguém se conhecia! Olhamos para os lados e o que vimos foi metade do grupo que temos hoje.
Gabriel, o mais velho da turma, tem 28 anos de idade e se coloca na função de estagiário E investidor do grupo. É formado em Administração de empresas e decidiu também se aventurar numa graduação em jogos digitais. “…não entrei no primeiro dia de aula, eu fui salvo pela repescagem na FATEC, terceira chamada creio eu. Quando eu entrei na sala eu precisamente era o top cinco mais velho da turma, hoje tenho meus 28 anos de pura dor nas costas e stress, mas olhei no intervalo para esses meninos e pensei que a vibe deles é boa. Vou chegar junto. E hoje eu confesso que pela rotina de trampo e tudo mais, agradeço a força que os meninos me dão, porque eles seguram boa parte da barra pra mim”

Logo sensacional


A ideia de Fatecs Out nasceu de brincadeira. Segundo Nicolas, programador cujo sonho é colocar o Pickle-Man – De Rick & Morty – em um de seus jogos “…eu e o Caique (responsável pelas artes no Coxinha) começamos brincando mesmo. Fomos desenvolvendo a ideia e o Felipe desenvolveu a história um pouco fora da faculdade. Não só pras pessoas da faculdade, se for pra vender não seria da hora para as outras pessoas. A gente criou uma história bem legal para o jogo, está bem conexa. E a game play é interessante, com coisas bem simples. Inserimos mecânicas de defesa, transformações, poderes, e você vai ficando cada vez mais forte. Não fazia ideia que o gênero Beat’em Up ia voltar e esses dias, do nada o Streets of Rage (4) estava com lançamento próximo do nosso jogo…”
Fatecs Out tem legendas em Português e em Inglês. O trabalho de tradução do roteiro foi feito pelo Nathan que modestamente nos contou como foi sua contribuição no desenvolvimento – “No Coxinha eu ajudo como programador de vez em quando, no Fatecs Out eu comecei a pegar mais agora, ajudei um pouquinho no roteiro, ajudei mais na questão da tradução para a língua inglesa do jogo. Todos os créditos do roteiro vão para o Felipe, porque o jogo está muito legal, eu só traduzi o que ele fez, mas já me sinto muito feliz em ter feito parte”.

Duendes

A trilha sonora também é fator de destaque no Fatecs Out e ficou a cargo da Gih, compositora e que fez grande parte das artes das Cut Scenes. – “Eu não estava dentro do grupo desde o início. Eu me lembro que o Nicolas me abordou de penetra porque eu estava conversando com um amigo da faculdade. Eu estava mostrando uma música que tinha feito e o Nicolas chegou do nada pedindo o fone, escutou a música, gostou e acabou indo conversar mais comigo para ver se eu servia, rsrs”. O Felipe complementa: – “Basicamente foi a gênesis do Coxinha, na primeira semana já estava um grupo construído: eu, Nicolas, Caique e o Gabriel. Já tinha conversado algumas vezes com a Gih e sabia que ela fazia e gostava de música”.
– A gente não tinha quem fizesse o áudio no nosso grupo. Grupo estava completo, mas não tinha alguém que fizesse áudio. E quando eu ouvi o som que ela fazia, todo mundo ficava pensando: “mano” quando é que ela vai poder vir para o nosso grupo? Rolou umas paradas neste ano com os grupos, alguns B.O´s e a gente aproveitou – disse Nicolas a respeito da grande “aquisição” da Gih ao grupo. Se você quer ouvir o som que a Gih faz, segue aqui o link para o spotfy: https://open.spotify.com/artist/6ZU3cV7QZZym7DTjsp3K77?si=AfXKQ1FxT9mNlwe8Zano_w

Boo


O primeiro jogo feito pelo Coxinha Studio foi o “CORN”, um jogo de plataforma onde um sabugo de milho tem de passar pelo sistema digestório. De lá pra cá, foram ficando cada vez mais experientes e chegaram no Fatecs Out, que teve bem mais de mil horas de desenvolvimento, levando cerca de 8 meses para ficar pronto. O jogo tem como cenários os ambientes da Fatec São Caetano e seus principais personagens são professores da faculdade – Na verdade, colocar o Alan (Carvalho, um grande entusiasta da produção de games no Brasil e professor da Fatec) como protagonista foi uma das primeiras coisas que aconteceram no desenvolvimento.

Professor Alan e seu machado

A ideia inicial do jogo em si, foi um meme que começou com o Alan dando porrada nos alunos que pediam revisão de nota. O professor se apresenta com uma imagem onde segura um machado e foi justamente a arma escolhida para o personagem principal. Outros professores também são homenageados com personagens no game.
O Coxinha Studio tem mais 4 jogos na prancheta e 3 já em desenvolvimento, entre esses, um jogo de plataforma, um RPG e um remaster do seu primeiro jogo, CORN.
E o que eles esperam para o futuro? – “Esperamos crescer e ter nome, mesmo que a gente pareça assim meio orgulhoso, rs. Mas é uma visão que a gente tem que ter. Se pensarmos pequeno não iremos pra lugar nenhum, se almejarmos coisas grandes talvez possamos não conseguir atingir o objetivo, mas chegaremos próximo. Queremos adquirir experiência no mercado, principal foco é ter experiência, melhorar os jogos, expandir os universos, diversificar as plataformas…”
Fatecs Out pode ser adquirido na Steam. Para quem quiser entrar em contato com o estúdio, seguem os contatos:
Email: coxinha.studio@outlook.com
Facebook: https://www.facebook.com/coxinhastudiogames/

Só podemos aqui desejar o melhor para o pessoal do Coxinha Studio. Temos certeza de que o jogo será um sucesso e virão muitos outros.

Ficha técnica:

Título: Fatecs Out
Desenvolvedor: Coxinha Studio
Distribuidora: Coxinha Studio
Gênero: Ação, Aventura, Casual, Indie
Data de lançamento: 13/05/2020
Idiomas: Português (Brasil), Inglês
Classificação indicativa: 10 anos

Avalie a matéria

Fabiano Souza

CAPITÃO no meio campo, escreve textos e destrói falsos deuses antes do café da manhã