Review! Conheça o EP “Thunder” da Lasting Maze! Metal Nacional!

Review! Conheça o EP “Thunder”, da Lasting Maze! Metal Nacional! É isso mesmo, popbangers de todo Brasil, ouvir metal de qualidade é sempre um prazer – mas quando se trata de uma banda nacional, dá aquele orgulho de ver algo sendo bem executado em nossas terras. Sendo de fora do eixo Rio-SP, então, a gente só consegue imaginar quantos desafios essas bandas enfrentam pra manter sua música forte e acessível aos apreciadores do estilo!

Morando em São Paulo e vendo o quanto já é difícil pras bandas daqui, fico me perguntando como é a divulgação, se é muito difícil conseguir lugares pra se apresentar e até mesmo se não bate um medo e um certo pessimismo pros músicos de lugares mais distantes dos grandes centros.

Entra em cena a Lasting Maze, banda de metal melódico criada em 2014 láááá em Mossoró, no Rio Grande do Norte! Em abril, mais especificamente no dia 23, eles lançaram o EP “Thunder”, que trouxe não só música de excelente qualidade como também mostrou toda a coragem do quarteto, com uma reflexão sobre o medo – mas com uma mensagem positiva!

Direto do press-release da banda:

O disco foi gravado, mixado e masterizado por Daniel Tavares, no Nevada Studio. A capa foi produzida por Wesley Souza e traz elementos que representam todas as músicas do EP: Trovões, empoderamento, o Cosmos, a busca incessante por alcançar o que se almeja. Acima de tudo a arte transmite uma atmosfera tempestuosa e sombria, representando as inúmeras adversidades que se enfrenta, porém também transmite serenidade e força através das feições da personagem representante na capa. Possuindo todos esses elementos gráficos que resultam em uma linda peça final, dando vida e criando um cenário incrível de ambientação para o novo trabalho.”

Amigo popbanger, não dá pra discordar. Musicalmente, “Thunder” realmente apresenta essas camadas, esse espírito de enfrentar as dificuldades com coragem e tenacidade! Devo dizer que é um importante passo adiante da banda, mostrando-se superior ao seu registro anterior, “Silent Spring”, de 2016!

“Thunder” abre com a faixa-título, uma introdução de teclados belíssima que nos apresenta para guitarras bem pesadas e uma cozinha cadenciada – sem pressa ou correria. Os vocais de Grazy Mesquita se destacam, especialmente quando chega ao refrão. Todo o clima da música dá essa ideia de uma tempestade que se aproxima, mas que não será o suficiente pra abalar a fé e a confiança de quem a enfrenta!

Na sequência temos “Greatest Sin”, outra faixa cadenciada mas com guitarras que vão alternando entre o muito pesado, na introdução, e arranjos belíssimos nos versos. Parabéns para o guitarrista Pedro Anselmo, mas também é importante destacar a letra – se minha interpretação estiver correta, trata de um relacionamento nocivo e parece bastante pessoal. Os vocais de Mesquita novamente são sensacionais, mostrando muito alcance e controle.

A introdução da terceira faixa, “To The Wolves”, também é bem pesada. O baixo de Isaac Barros vai pulsando ao longo da música, que novamente mantém um ritmo mais contido. Nesse ponto faz falta um pouco de velocidade, mas algumas passagens do baterista Mick Souza são brilhantes! Ele mostra talento pra fazer viradas espetaculares sem ter que apelar pra uma pancadaria descabida. O solo, então, tem momentos geniais dos três instrumentistas. Eles fizeram um vídeo para essa faixa, que você pode conferir abaixo:

Finalmente “Kosmos” traz a velocidade que eu tanto gosto e estava esperando da Lasting Maze! Claro, tudo com muito talento, perfeitamente ajustado e coeso, não destoando em nenhum momento do som característico da banda. Vale ressaltar que músicas mais rápidas são uma preferência minha, não sendo obrigação pra nenhuma banda, mas fico muito feliz de ouvir a voz de Mesquita entre riffs cortantes e viradas mais rápidas. A minha favorita no EP!

O final, belíssimo, é com a introdução doce e suave de “Destiny (Carry On)”. Mas não se engane! Ela também é muito pesada e intensa. Mais uma vez, destaco o trabalho do baixista Barros. A faixa tem momentos belíssimos, oníricos, muito bem executados, com uma execução perfeita dos arranjos. É um quebra-cabeças bem complexo e não é à toa que foi escolhida para encerrar o EP. É o tipo de faixa que te deixa ansioso, esperando por mais, querendo ouvir novas faixas da Lasting Maze!

Mesmo durante a pandemia, mesmo diante de todas as dificuldades, Mesquita, Anselmo, Barros e Souza mostraram que é possível não só fazer um material de excelente qualidade como também usá-lo como veículo para promover um pouco de otimismo em tempos tão sombrios. Talvez esse seja um mérito maior que a própria música: é se manter fiel ao que acredita, é tirar o melhor dos momentos mais difíceis e saber, como nas faixas do EP, quando é hora de acelerar, quando é hora de reduzir a velocidade, escolhendo bem as lutas (ou os arranjos) e construindo uma história muito promissora na cena nacional.

Parabéns, Lasting Maze! Espero ouvir mais de vocês em breve!

Grazy Mesquita – vocais
Pedro Anselmo – guitarra
Isaac Barros – baixo
Mick Souza – bateria

Você pode ouvir “Thunder”, da Lasting Maze, nas principais plataformas digitais a partir deste link: https://nightfallpr.us4.list-manage.com/track/click?u=907eaebcdb9de76cb60e958b4&id=48c33789f5&e=f0cc55d88d

E também pode acompanhar a banda mais de perto seguindo-a nas redes sociais:

Linktr.eeYouTubeInstagramFacebookDeezerSpotify

Avalie a matéria

Raul Kuk o Mago Supremo

Raul Kuk - o Mago Supremo. Pai de uma Khaleesi, tutor de uma bruxa em corpo de gata.