Quem É A Condessa Valentina Allegra de Fontaine?

Quem é a Condessa Valentina Allegra de Fontaine? Também conhecida como “La Contessa”, ou apenas “Val” – ou ainda, Madame Hydra ela chamou a atenção de todos os fãs do MCU ao fazer sua estreia no quinto episódio da série Falcão e Soldado Invernal (confira o review do episódio clicando aqui), interpretada por Julia Louis-Dreyfus. Com poucos minutos em cena, ela não só fez uma oferta intrigante a John Walker, o Capitão América que caiu em desgraça, como também pavimentou um rumo provável para as próximas produções da Marvel, com um foco maior em espionagem e, claro, intrigas!

O site oficial da Marvel publicou um longo dossiê sobre a personagem, que trazemos para vocês com um adendo: um pouco sobre a carreira da atriz que a interpreta, uma das maiores vencedoras do prêmio Emmy! Vamos lá? Então aperte os cintos e prepare-se para conhecer melhor o mundo da espionagem do Universo Marvel!

Quem é a Contessa?

A Contessa pode ser considerada a grande dama do mundo da espionagem. Valentina Allegra de Fontaine, ou simplesmente Val, vem de um império clandestino e conhece por dentro o crime organizado, suas maquinações e o preço que ele cobra – tanto de aliados quanto de traidores. Seus pais eram agentes russos que serviram à organização terrorista secreta Leviathan – daí já podemos supor que seu sobrenome não é realmente “Fontaine”, mas na verdade um nome russo que ela soube ocultar muito bem. Depois que seus pais foram mortos por outros agentes, ela foi abordada pela Leviathan e Timothy “Dum Dum” Dugan, da S.H.I.E.L.D., que conhecia as habilidades de seus pais. Ela rapidamente se juntou à S.H.I.E.L.D. em busca de oportunidades, assumindo a identidade de uma aristocrata europeia, com muitas conexões e dinheiro a rodo. Assim surgiu uma agente dupla, sedutora e perigosa.

Quem são seus aliados?

Enquanto estava na academia da S.H.I.E.L.D., Valentina treinou como espiã ao lado de Clay Quartermain e Sidney Levine. Depois de conhecer o diretor da agência, Nick Fury, ela o venceu em um combate corpo-a-corpo em sua primeira aparição nos quadrinhos, causando um grande impacto em Fury – e nos leitores! Depois de ganhar respeito e confiança por meio de uma série de missões de sucesso, ela mais tarde se juntou à Femme Force da S.H.I.E.L.D., um grupo de elite de agentes femininas que se reportava a Sharon Carter. Embora houvesse tensão entre Carter e Val sobre o Capitão América, elas finalmente se apoiaram em uma luta contra a Hydra.

Qual sua relação com Nick Fury?

Val concentrou sua atenção em Nick Fury no início de sua carreira de espiã, chegando até mesmo a contar sua trágica história. Ela se envolveu romanticamente com Fury depois que ele rompeu com sua ex-namorada Laura Brown – embora esse rompimento não tenha sido exatamente um “encerramento”. Apesar de terem passado a morar juntos, Fury continuou seu relacionamento com Brown, deixando Val livre para flertar com outros homens, como o Capitão América. Só quando o comandante da S.H.I.E.L.D. começou uma briga com o Capitão por Val é que os verdadeiros sentimentos de um pelo outro ficaram claros. Desde então, eles compartilham um relacionamento de idas e vindas porque, você sabe, quem pode realmente confiar em espiões?

A quem ela é leal?

É complicado. Apesar de ter crescido na organização secreta Leviathan, Valentina trabalhou simultaneamente para a S.H.I.E.L.D. onde ela conheceu Nick Fury, antes de mais tarde trabalhar para a Hydra. Este verdadeiro ménage à trois tornou Val uma agente-chave para reunir informações destas organizações. A partir do momento que ela se reportou aos líderes (e irmãos) do Leviathan, Vasili Dassaiev (o Magadan), e Viktor Uvarov (o Orion), seu status de agente triplo foi visto como uma traição da perspectiva de Fury – mas quando se tratava de Leviathan, ela seria a primeira a declarar sua total lealdade.

O que ela realmente quer?

Boa pergunta. Embora Val trabalhe principalmente como freelance, ela também é movida pela trama mais ampla de dominação mundial de Leviathan. Ela está convencida da visão deles, tanto que se tornou uma obsessão para ela conseguir tudo que lhe foi exigido – como se infiltrar na S.H.I.E.L.D. e na Hydra sem que eles soubessem para quem ela estava realmente trabalhando até que fosse tarde demais.

Ela tem algum tipo de poder?

Se conseguir o que você quer é um poder, então sim. Graças às suas habilidades como agente de espionagem e combatente treinada, Valentina pode chegar aonde quiser, ludibriar quem quiser e passar por cima de quem for necessário. Além disso, ela é uma mestre do disfarce, como pôde ser visto quando ela enganou as principais agências de espionagem do mundo, se infiltrando em duas das principais (pra dizer o mínimo – afinal, vai que ela está infiltrada no Leviathan também?).

Embora ela realmente seja uma pessoa de índole questionável, não há dúvida de que a contessa faz até mesmo um superespião como Nick Fury parecer ingênuo e ultrapassado. A entrada dela no MCU nos leva a pensar no grande número de possibilidades – não só sagas de espionagem como “Guerra Secreta”, como também a vindoura Invasão Secreta podem reservar um papel importante para ela. E como não pensar em Thunderbolts? Já temos o barão Zemo sob custódia, com John Walker esperando uma oportunidade de brilhar e outros vilões – como Batrock, Abominável e Abutre – dando sopa por aí. Sem dúvida, ter uma atriz de renome foi uma sacada genial para essa nova fase. Aí entra nossa próxima pergunta…

Quem é Julia Louis-Dreyfus?

Apesar de ter se tornado incrivelmente popular como Elaine Benes, em Seinfeld, a carreira de Julia Louis-Dreyfus não se resumiu a isso. Pelo contrário – com o passar dos anos, ela adquiriu uma reputação invejável, estrelando New Adventures of Old Christine (onde contracenou com Clark Gregg, o agente Coulson) e Veep.

Sua carreira começou no lendário Saturday Night Live, onde conheceu Larry David – um dos criadores de Seinfeld. A partir daí, sua brilhante carreira lhe garantiu onze prêmios Emmy – um por melhor atriz coadjuvante em Seinfeld, seis por melhor atriz em Veep, um por melhor atriz em NAOOC, além de três prêmios de melhor série de comédia por Veep – do qual ela também é produtora. Ela também recebeu um Globo de Ouro por Seinfeld, nove prêmios do Screen Actors Guild e dois prêmios do Critics’ Choice.

Isso torna sua escolha para o papel da Contessa tão intrigante – uma atriz consagrada em séries de humor recebendo uma responsabilidade deste porte… Dá no que pensar. E, claro, ninguém contrata uma atriz com um currículo desses pra ser uma mera coadjuvante. O que podemos esperar para o futuro da personagem é assumir o protagonismo (ou antagonismo) do universo de espionagem da Marvel, ficando frente a frente não só de Nick Fury, mas também podendo liderar uma nova encarnação da Hydra. O futuro dirá – e nunca estivemos tão ansiosos por ele!

E você, popnauta? O que acha que a Marvel está preparando para o futuro da Madame Hydra? Deixe seu comentário!

Compre a revista Nick Fury Agente da SHIELD no link abaixo:

Nick Fury Agente da S.H.I.E.L.D. – parte um

Avalie a matéria

Raul Kuk o Mago Supremo

Raul Kuk - o Mago Supremo. Pai de uma Khaleesi, tutor de uma bruxa em corpo de gata.