Quarentena Musical – [Dias 55 e 56] – HDQ – Sinking / Soulfinder

Olá amigos do Popsfera, tudo bem? Voltamos hoje para uma dupla indicação na nossa Quarentena Musical e hoje vamos falar de dois discos absolutamente fantásticos.

O Hung, Drawn And Quartered ou simplesmente HDQ foi uma banda vinda da Inglaterra, de Sunderland que nasceu na primeira metade dos anos 80. A banda lança dois discos bem calcados no punk rock e se torna uma das bandas mais relevantes da região, com boas músicas atingindo o público norte americano. Porém, em 1989 a banda lança uma das suas obras primas; o sonoro “Sinking”, terceiro disco da banda lançado pela gravadora Positive Force.

Em “Sinking” a banda faz um dos discos mais afinados e sonoros do hardcore melódico. Evoluindo seu som dos discos anteriores, a banda acrescenta muita sonoridade e grandes composições, com riffs de guitarra formidáveis, vocais pontuais e bateria muito bem tocada. O disco com certeza é um deleite do começo ao fim, muito difícil pular uma música.

São destaques dessa magnífica obra “Leave Home”, “All We Knew”, “Praise”, “Within These Four Walls”, “Looking Back” e “The Grass Is Greener”. O disco merece ser ouvido com todo o cuidado, e com certeza é um disco essencial para a discografia de todo fã do gênero.

Em 1990, a banda lança a sequência de “Sinking”, o também incrível “Soulfinder”, pela gravadora Full Circle. Esse disco é uma sequência espiritual do disco anterior e traz tudo o que deu muito certo de maneira ainda mais empolgante.

Músicas como “Something More Than More Or Less” e “Things Seem A Whole Lot Better Now” poderiam estar tranquilamente no disco anterior e são momentos muito bacanas do disco. Além das duas músicas já citadas eu destaco “Sometimes”, “Down But Not Out”, “Yesterday I Said All The Wrong Things”, “Those Remembered Times” e “Believe”.

Os dois discos da banda são quase uma unidade, que merecem ser ouvidos em sequência e sem nenhuma moderação. Com certeza são duas obras muito influenciais pois inova na sonoridade e possibilidades dentro do hardcore. Na sua época de lançamento poucas bandas conseguiam fazer um som tão bem tocado e interessante quanto os rapazes do HDQ. E a verdade, é que até hoje poucas bandas conseguem atingir essa sonoridade ímpar.

O HDQ é uma banda que está fora do eixo americano e com certeza é uma das melhores bandas do estilo. Tanto é que muitos membros dessa banda formaram a famosa banda Leatherface, um dos expoentes do hardcore inglês. Recomendar é pouco, ouça para ontem esses fantásticos discos.

Você pode ouvir esses discos com músicas extras e versões demo dessas canções nas principais plataformas digitais.

E amanhã, voltamos com mais uma boa indicação. PMA!

Avalie a matéria

Renan Rennxxx

Fã incondicional de quadrinhos dos anos 90 (maior década), colecionador de quadrinhos, LPs e Straight Edge desde 1987. Gibis no acrílico, pizza e Anaheim Ducks são outras paixões. PMA sempre!