Quarentena Musical – [Dia 81] – Project X – Straight Edge Revenge

A cena Youth Crew de Nova Iorque nos anos 80 tinha uma característica muito interessante. As bandas em sua totalidade tinham praticamente os mesmos integrantes, mas em posições diferentes. Bandas como Gorilla Biscuits, Youth Of Today, Side By Side, Judge entre outras tinham membros em comum, o que fazia com que todas tivessem uma representatividade semelhante na cena. E uma das bandas criada nessa atmosfera foi o Project X.

O Project X foi uma banda de curta duração, com atividades no ano de 1987. Tocando a nata do hardcore Straight Edge que era muito forte naquela cena, a banda deixa um registro para a posteridade chamado “Straight Edge Revenge”, lançado em vinil 7 polegadas de maneira independente pelo selo Schism (que era um fanzine mantido por John Porcelly e Alex Brown, vocalista e guitarrista da banda respectivamente) e relançado pela Bridge Nine nos anos 2000 em diante.

Com certeza esse compacto é um dos mais importantes para a história do Straight Edge mundial, um registro que foi concebido com forte direcionamento aos fãs do movimento com letras muito diretas na contrariedade ao uso de drogas e álcool. Com apenas 6 minutos de duração, a banda toca 5 músicas que tem a essência do hardcore nos seus primeiros anos, com muita velocidade e personalidade.

I’m as straight as the line that you sniff up your nose
I’m as hard as the booze that you swill down your throat
I’m as bad as the shit you breath into your lungs
And I’ll fuck you up as fast as the pill on your tongue

Straight Edge Revenge

Letra de Straight Edge Revenge, hino Straight Edge

Além do hino “Straight Edge Revenge”, o disco ainda tem “Shutdown”, “Cross Me”, “Dance Floor Justice” e “Where It Ends”. O grande destaque para o rápido porém impecável disco vai para o espírito do álbum, que é forte e bem rústico; porém muito bacana de ser ouvido mesmo tantos anos depois do seu lançamento. Com certeza um dos maiores legados para o Straight Edge que na década seguinte seria bem representado por bandas que tiveram forte influência dessa histórica gravação.

Você pode ouvir esse disco nas principais plataformas digitais.

Amanhã voltamos amigos! PMA!

Avalie a matéria

Renan Rennxxx

Fã incondicional de quadrinhos dos anos 90 (maior década), colecionador de quadrinhos, LPs e Straight Edge desde 1987. Gibis no acrílico, pizza e Anaheim Ducks são outras paixões. PMA sempre!