Quarentena Musical – [Dia 135] – Crippled Youth – Join The Fight

Existem bandas que nascem com um nome, trocam no meio da sua trajetória e se tornam muito conhecidas com o novo nome. Então normalmente se a banda grava algo com o antigo nome, fica muitas vezes fora da discografia oficial ou é completamente esquecido, como se não tivesse relevância de fato.

O Bold, grupo novaiorquino de hardcore straight edge dos anos 80 é uma das grandes bandas clássicas do movimento, com uma discografia de sucesso e muito conhecida pelos adeptos do youth crew. Mas antes de se chamar assim, os caras tinham o nome de Crippled Youth e já haviam deixado um ótimo registro para a posteridade.

No ano de 1986, os caras lançam o álbum “Join The Fight” pela gravadora New Beginning Records e relançado pela Revelation Records. Mas diferente de outras situações onde o material com nome original do grupo é ignorado, esse compacto é lembrado como uma ótima gravação e um clássico dentro da música underground.

No compacto “Join The Fight”, o Crippled Youth aborda na capa uma rivalidade muito forte dentro da NHL (liga de hóquei no gelo realizada nos Estados Unidos e Canadá) entre Boston Bruins e Montreal Canadiens. O confronto historicamente é marcado por partidas muito disputadas e violentas, algo que se tornava ainda mais intenso com o hóquei jogado nas décadas anteriores aos anos 80. Creio que a analogia não poderia ser melhor para um disco tão rápido e agressivo quanto esse.

Com 9 faixas sendo tocadas em apenas 10 minutos, a banda não deixa pedra sobre pedra aqui. A instrumental hiper veloz, vocais variados e bem encaixados somados a toda a estética musical do youth crew tornam o disco um deleite e um tiro certo para fãs do hardcore livre das drogas e do álcool. O único porém é que infelizmente acaba muito rápido e infelizmente fica um desejo de ouvir mais daquele momento da banda.

Como Bold os caras evoluem alguns pontos e deixam o seu som mais cadenciado e variado, lançando em sequência o seu clássico “Speak Out” em 1988; algo que torna ainda mais especial esse registro como Crippled Youth, registrando seus primeiros passos como banda e sua musicalidade mais simples, porém muito especial.

Você pode ouvir esse disco nas principais plataformas digitais.

E nos aguardem, pois amanhã tem mais uma super indicação! PMA!

Avalie a matéria

Renan Rennxxx

Fã incondicional de quadrinhos dos anos 90 (maior década), colecionador de quadrinhos, LPs e Straight Edge desde 1987. Gibis no acrílico, pizza e Anaheim Ducks são outras paixões. PMA sempre!