Quarentena Musical – [Dia 117] – Foundation – Hang Your Head

Nos anos 2000 uma onda de bandas excelentes tomaram o underground americano e se tornaram muito conhecidas em um momento em que o MySpace era uma ótima fonte para garimpar essas bandas e seus lançamentos. No cenário Straight Edge, uma das mais aclamadas foi o Foundation.

Com uma sonoridade insana, agressiva e muito impactante, os caras traziam uma mensagem de forte contestação social e moral como premissa em seu som, fortemente influenciados por bandas como Undertow, Indecision, Buried Alive, Chokehold e Outspoken. A banda nasceu em 2006 em Atlanta, Georgia e apostavam em um hardcore metalizado bem pesado, expressivo e muito bem tocado.

Com uma carreira que durou até 2016, o Foundation lançou um disco completo de estúdio, o excelente “When The Smoke Clears” que foi um dos discos mais queridos da gravadora Bridge Nine. Além desse álbum a banda também lançou em formatos de EP uma série de ótimas músicas, sendo um dos mais fortes e impactantes o “Hang Your Head”, lançado em 2009 pela Six Feet Under Records.

Concebido inicialmente como um EP de 4 faixas, “Hang Your Head”, ganhou uma “tunada” com faixas extras em relançamentos em CD e LP 12 polegadas pela mesma gravadora à partir de 2009, que completam e deixam ainda mais interessante a experiência de ouvi-lo. As primeiras cinco faixas “Fireproof”, “Hang Your Head”, “Evaporate”, “Heartless” e “Pray for (Atlanta)” são petardos violentos que vão fazer a sua cabeça. São faixas muito bem trabalhadas e realmente empolgantes do começo ao fim, se tornando totalmente imperdíveis. Além das já citadas “Call It Like You See It”, “What’s The Point?” e “Keyhole” são muito boas e correspondem a ótimos momentos do álbum.

Em “Hang Your Head” temos uma banda já em franca evolução e muito competente, com certeza uma das melhores bandas dessa nova geração que tomou os palcos na segunda metade dos anos 2000.

Você pode ouvir esse disco nas principais plataformas digitais.

E amanhã voltamos com mais uma banda e uma indicação! PMA!

Avalie a matéria

Renan Rennxxx

Fã incondicional de quadrinhos dos anos 90 (maior década), colecionador de quadrinhos, LPs e Straight Edge desde 1987. Gibis no acrílico, pizza e Anaheim Ducks são outras paixões. PMA sempre!