Quarentena Musical – [Dia 111] – Bob Mould – Workbook

Uma das maiores bandas do rock alternativo nos anos 80 foi o Hüsker Dü, banda que rompeu as fronteiras do hardcore punk e emplacou uma carreira muito sólida frente a uma nova vertente do rock e se tornou um dos pilares dessa nova cena musical. Com o fim da banda em 1988 após o inesquecível e clássico “Warehouse: Songs And Stories” o guitarrista e vocalista da banda Bob Mould emplacou uma carreira solo muito interessante e que soa até como uma continuação espiritual de boa parte do que ele havia produzido para a sua banda.

Abandonando o vício do álcool e das drogas, Bob Mould se fecha em uma casa de fazenda em Minnesota para compor novas canções, que seriam conteúdo para o seu primeiro disco solo. Após uma parceria assinada com a Virgin Records, ele lança o resultado dessa nova fase da carreira no disco chamado “Workbook” no ano de 1989.

Com uma sonoridade menos distorcida e mais clara em sua totalidade, “Workbook” é um ótimo álbum que mostra uma evolução em tudo que ele já havia feito como músico e compositor. O disco é totalmente produzido e feito por Mould, com músicos para apoio de bandas como The Feelies e Pere Ubu para apoio rítmico nas gravações e apresentações ao vivo do projeto.

Com o debut solo, foi alcançada a posição 127 do ranking da Billboard 200 com todos os méritos possíveis. A pérola “Workbook” tem fortes influências de folk, rock alternativo e power pop, tornando um disco que inspirou uma nova geração do estilo por vir. O repertório é também magnífico com um single de grande sucesso que ganhou um clipe, chamada “See a Little Light”.

Além do potencial hit, “Poison Years”, “Wishing Well”, “Heartbreak a Stranger”, “Brasilia Crossed with Trenton”, “Compositions for the Young and Old” e “Dreaming, I Am” (minha favorita) são composições muito boas que merecem serem ouvidas com muito apreço.

Ao ouvir “Workbook” é impressionante a musicalidade embutida nesse álbum. É surreal como soa bem aos ouvidos esse registro único da música. Um disco obrigatório com músicas que devem estar frequentes nas playlists mais caprichadas que adoramos fazer.

Você pode ouvir esse disco nas principais plataformas digitais.

E amanhã mais um bom momento musical para alegrar o seu dia. PMA!

Avalie a matéria

Renan Rennxxx

Fã incondicional de quadrinhos dos anos 90 (maior década), colecionador de quadrinhos, LPs e Straight Edge desde 1987. Gibis no acrílico, pizza e Anaheim Ducks são outras paixões. PMA sempre!