Quarentena Musical – [Dia 103] – Up Front – Movement

O Youth Crew americano foi um celeiro de grandes bandas, compositores e figuras dentro do mundo do hardcore. Muitas bandas que fizeram parte dessa cena foram responsáveis por uma mudança estrutural no movimento Straight Edge, garantindo muita qualidade e clássicas composições que são ouvidas com muito apreço até hoje. E nessa cena Nova Iorquina, o Up Front foi uma das bandas mais bacanas que surgiu.

A banda foi formada na segunda metade dos anos 80, entre 1986 e 1987 em Nova York. Uma banda que emplacou um debut espetacular chamado “Spirit”, um disco que sempre é lembrado como um dos alicerces do hardcore da região e que merece todo o destaque possível. Mas a verdade é que o emblemático “Movement”, disco gravado nos anos 90 é um caso a ser abordado com mais detalhes.

Lançado em 1997 pela gravadora Smorgasbord Records, “Movement” lembra muito pouco seu antecessor “Spirit” soando em alguns momentos como se fosse outra banda. Um disco muito mais cadenciado, com músicas mais bem trabalhadas e menos retas, em alguns momentos flertando com o hardcore melódico. É uma obra que tem muitos ingredientes distintos, soando até um pouco ousado ao se pensar nesse mix de estilos, mas os caras do Up Front conseguem entregar um disco à prova de falhas.

Concebido com 18 músicas (mais a faixa “Untitled”), o segundo disco completo dos caras é um diamante raro que foi pouco comentado. É um registro que merece ser redescoberto para os fãs de hardcore inteligente e diversificado. Faixas como “Pupil”, “Fear Of Being A Giant”, “Balisage”, “Seeing Things”, “Meat To Please You”, “Walking Around”, “Left”, “Geekweek”, “How Flies Get Fat”, “Daybreak” e “Still” são destaques e são bem acessíveis, podendo servir de porta de entrada para pessoas que querem entrar no hardcore com temática Straight Edge.

O grande mérito do Up Front em “Movement” é criar um disco que olha para frente mas sem esquecer totalmente as suas origens no Youth Crew. É interessante e até empolgante ouvir as músicas positivas e com boas mensagens dos caras. Se estiver em busca de músicas que podem mudar o seu dia para melhor, escolha “Movement” sem pensar duas vezes.

Você pode ouvir esse disco nas principais plataformas digitais.

Nos reencontramos amanhã! PMA!

Avalie a matéria

Renan Rennxxx

Fã incondicional de quadrinhos dos anos 90 (maior década), colecionador de quadrinhos, LPs e Straight Edge desde 1987. Gibis no acrílico, pizza e Anaheim Ducks são outras paixões. PMA sempre!