Picard – Episódio 2 – A Trama se Complica!

Na resenha do episódio anterior, que você pode ler clicando aqui, falei sobre o panorama geral da série. Picard está aposentado há vinte anos, cuidando do vinhedo da família na França com seus amigos romulanos, quando recebe um intrigante pedido de socorro.

Mas uma coisa importante aqui é estabelecer linha temporal em que as coisas aconteceram.

“Nessa linha temporal nós falhamos ao tentar impedir o assassinato do Senador Kelly.”

Se você assistiu o filme de JJ Abrams “Star Trek”, de 2009, deve se lembrar da supernova romulana, que destruiu o planeta dos não-tão-simpáticos primos dos vulcanos. Naquele filme, um idoso Spock estava tentando impedir a tragédia sozinho utilizando uma “matéria vermelha” – e agora sabemos porque ele não teve ajuda. A Federação desistiu de ajudar os romulanos após sofrer um ataque de androides que se rebelaram numa colônia em Marte – e o segundo episódio de Picard, “Maps and Legends”, começa com um flashback mostrando como foi esse ataque.

Para surpresa de: ninguém, o produtor do filme de 2009 (e também da sua continuação “Star Trek Into Darkness”, de 2013) é Alex Kurtzman, um dos co-criadores da série Picard (ele teve ajuda dos veteranos Michael Chabon e Akiva Goldsman). Ninguém melhor do que ele para dizer o que o bom comandante estava fazendo quando Romulus deu xablau. Mais do que isso: ajuda a entender porque o romulanos Laris e Zhaban moram com Picard na vinícola (eles não tinham mais lugar nenhum pra ir, então resolvem ficar com o homem que peitou a Federação para salvá-los).

De Star Trek para o Globo Rural

São eles que contam para Picard sobre a Zhat Vash, um serviço secreto de inteligência romulano – tão secreto que tem contornos de lenda – e que parece estar por trás de uma grande conspiração, do tipo que pode rachar a Federação dos Planetas – e talvez até mais literalmente do que gostaríamos. A origem de tudo parece estar no ódio que os romulanos sentem por formas de vida artificial, mas há uma andróide em específico que parece ter um papel muito importante nessa história. Picard quer desvendar a conspiração romulana antes que uma tragédia aconteça, mas o acesso a uma nova nave e tripulação lhe é negado.

Pior ainda: ao receber os resultados de exames de rotina, Picard descobre que sua vida agora está em contagem regressiva!

Negócio então é curtir o tempo que lhe resta.

Esse episódio foi mais focado em mostrar quem são os romulanos e o que aconteceu com eles, tendo um ritmo mais lento e mais “explicativo”. O primeiro teve maiores doses de ação, um plot twist intrigante e muitas perguntas. Agora temos algumas respostas e, com Picard renegado, podemos ter certeza que a aventura está só começando. Patrick Stewart em cena é um monstro, apenas um dos fatores que fizeram a “Nova Geração” de Star Trek ser tão bem sucedida.

Mais madura e sombria, focada em conspirações e mistérios, Picard tem se mostrado uma das mais bem-vindas adições ao lore de Star Trek em muito tempo. E se tem algo que nunca é demais nesse universo, é Patrick Stewart – que serve como um dos produtores da série. A única parte ruim é esperar o próximo episódio, mas assim que sair nós vamos aproveitar a oportunidade pra falar sobre a misteriosa Dahj e sua “irmã” Soji. Esteja aqui, popnauta!

“Oh, não! Mais nerds.”
Avalie a matéria

Raul Kuk o Mago Supremo

Raul Kuk - o Mago Supremo. Pai de uma Khaleesi, tutor de uma bruxa em corpo de gata.