Picard – Episódio 1 – o Maior de Todos está de volta!

Picard – Episódio 1 – o Maior de Todos está de volta: Todo fã de franquia tem o “seu favorito”. Filme, episódio, ator, personagem… Eu nunca me considerei um fã hardcore de Star Trek, apesar de gostar muito da série clássica, Deep Space Nine e Enterprise, além dos filmes para cinema. Mas o meu capitão preferido sempre foi Jean-Luc Picard.

Picard - Episódio 1 - o Maior de Todos está de volta!
Só faltou a Whoopi Goldberg aí.

Claro, Kirk estabeleceu certos parâmetros sobre os quais as séries seguintes se baseriam. Benjamin Sisko tinha muito dele – enquanto Archer estava mais pra Picard (não, eu não esqueci da Capitã Janeway, mas eu nunca assisti a Voyager). A verdade é que, considerando o que Gene Rodenberry idealizou para Star Trek, Picard atende muito melhor os requisitos de diplomata de uma missão de exploração do que o rebelde Kirk. Tudo isso escorado no talento de um ator brilhante, Patrick Stewart, que consegue ser extremamente carismático apenas estando em cena, sem exageros ou overacting. A série original é um clássico da ficção científica, sem dúvida – a Nova Geração é um upgrade que vai mais fundo no que realmente interessa: humanidade.

Então chegamos a Star Trek: Picard, série do serviço de streaming Amazon Prime que dá continuidade à saga do maior capitão como uma sequência da série Star Trek: A Nova Geração, que foi exibida entre 1987 e 1994. Picard está aposentado da Frota Estelar, escondendo muita tristeza e amargura. Ele ainda é o arquétipo do líder em que todos confiam, um conciliador e mediador de conflitos, que só usa a violência como último recurso – mas agora sua rotina é bem mais tranquila, nos vinhedos de Picard, na França.

Picard - Episódio 1 - o Maior de Todos está de volta!
“Quando me falaram que eu estaria no próximo Star Trek, eu pensei que ia ser uma jedi…”

A grande ruptura com os conceitos principais de Star Trek estão por trás da aposentadoria do bom capitão: após o sol romulano entrar em supernova, Picard estabeleceu e liderou um plano para resgatar milhões de vidas da morte certa.

“Vidas”, ele deixa bem claro. Não romulanos, não inimigos. O que ele faz melhor é salvar vidas.

É quando a Frota Estelar lhe dá as costas.

Como se isso não fosse suficiente, a Federação também baniu formas de vida sintéticas, como seu amigo Data, após alguns andróides terem cometido um ataque terrorista que deixou Marte em chamas. Todos os questionamentos éticos que tornaram a série um clássico estão por trás desses dois eventos cataclísmicos, com um homem de princípios entre eles. Não falta ação, uma garota misteriosa, um plot twist intrigante, trilha sonora que apela ao coração dos fãs e a participação especial de Brent Spinner. Está bem claro que, para Star Trek, investir no cinema pode ser um risco grande demais. Aí está o maior acerto de Star Trek: Picard – é a humanidade que fez a série ser grandiosa e é nessa direção que eles pretendem investir.

Picard - Episódio 1 - o Maior de Todos está de volta!
“Professor Xavier, me ajude!”

“Seja o Capitão de que se lembram”. Nós lembramos do maior de todos – e calorosamente o recebemos de volta. Assista audaciosamente e esteja aqui semana que vem pra conferir o que achamos do segundo episódio!

O que acharam das novidades da matéria Picard – Episódio 1 – o Maior de Todos está de volta? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria

Raul Kuk o Mago Supremo

Raul Kuk - o Mago Supremo. Pai de uma Khaleesi, tutor de uma bruxa em corpo de gata.

Siga-me no Twitter