Hoje no Rock – 15/12

Os lançamentos e curiosidades que fizeram história no mundo da musica em um 15 de dezembro qualquer no passado!

Aniversários:

  • Dave Clark, líder do Dave Clark Five, a primeira banda da british invasion a seguir os Beatles para os Estados Unidos, completa 82 anos.
  • Carmine Appice, ex-baterista do Vanilla Fudge, Blue Murder e muitos outros completa 75 anos. Compôs, junto com Rod Stewart, o hit “Da Ya Think I’m Sexy?” Ele é reconhecido como uma grande influência por bateristas do calibre de Nicko McBrain; Joey Kramer; Roger Taylor; Phil Collins; Neil Peart; Tommy Lee; Dave Lombardo; Richard Christy; Chris Grainger; David Kinkade; Ray Mehlbaum; John Bonham; Robb Reiner e Eric Singer. Appice formou o King Cobra após ter tocado com Ozzy Osbourne entre 1983 e 84, e é irmão de outro lendário baterista, Vinnie Appice (Black Sabbath e Dio).
  • Paul Simonon, ex-baixista do The Clash, completa 66 anos.
  • Tim Reynolds, guitarrista da Dave Matthews Band, completa 64 anos.
  • Thorsten Muller, baterista do Heavens Gate, completa 58 anos.
  • Timothy Gaines, baixista do Stryper, completa 59 anos.
  • JeanYves “Blacky” Thériault , baixista e membro fundador do Voivod, completa 59 anos.
  • Clint Lowery, guitarrista do Sevendust, completa 50 anos.
  • Mick Cooke, ex-trompetista do Belle & Sebastian, completa 48 anos.
  • Sergio Pizzorno, guitarrista do Kasabian, faz 41 anos.
  • O DJ Alan Freed estaria completando um século de vida! Ele foi o primeiro disc jockey a tocar discos de rhythm and blues mais ao norte dos Estados Unidos. Na época, esses discos eram conhecidos como “álbuns de raça”, pela identificação do estilo com as pessoas pretas do sul do país. Freed, entretanto, os chamava apenas de “rock and roll”, sendo reconhecido como o criador do termo. Ele faleceu em 1965.

Acontecimentos:

1944 – Morria, aos 40 anos de idade, Glenn Miller, bandleader da The Glenn Miller Orchestra e um dos artistas de maior vendagem entre 1939 e 1942. Ele despareceu num voo do Reino Unido à Paris, quando servia o exército americano na segunda guerra mundial e seu corpo jamais foi encontrado.
1967 – O The Who lança seu terceiro álbum, “The Who Sell Out”. Um detalhe que chama a atenção no disco é a inclusão de jingles de rádio falsos entre as músicas, incluindo uma propaganda do desodorante “Odorono”.
1974 – O filme de Mel Brooks “O Jovem Frankenstein” (“Young Frankenstein”) estreia nos cinemas. Os integrantes do Aerosmith, que, na ocasião, estavam gravando o álbum “Toys in the Attic”, pegaram uma folga para ver o filme. O quinteto começou a rir histericamente na antológica cena em que Igor (Marty Feldman) diz ao Dr. Frankenstein (Gene Wilder) “ande deste jeito” (“walk this way“) e o doutor imita o jeito de andar do corcunda. Ao voltar para o estúdio, a banda já tem o título da música em que estavam trabalhando.
1977 – O The Who faz um show secreto, apenas para membros de seu fã clube, no London’s Shepperton Studios. O show é filmado por Jeff Stein para o que viria a ser o documentário sobre a banda intitulado “The Kids Are Alright”.
1986 – O Grateful Dead retorna! Seis meses depois de seu frontman Jerry Garcia entrar em um coma diabético, a banda se apresentou no Oakland Coliseum Arena. Considerando o estado de saúde de Garcia, não estava claro para os fãs (e nem para a imprensa) se a banda ia continuar, mas o vocalista tranquiliza o público presente com a faixa de abertura do show, “Touch Of Grey”, em que ele canta: “I will get by. I will survive” (“Eu vou passar por isso. Eu vou sobreviver“).
1991 – A Legião Urbana lança seu quinto álbum, intitulado “V”. O disco tem uma pegada mais melancólica e taciturna, justamente pelo perido em que foi concebido: A crise econômica do governo Collor e a recente descoberta do vocalista e líder da banda, Renato Russo, de que era portador do vírus HIV.
2008 John “Sean” Byrne, guitarrista do Count Five, morria depois de travar uma longa batalha contra o diabetes e a cirrose hepática. Ele tinha 61 anos de idade.
2014 – O Accept lançava o álbum “Blind Rage”, o último com o guitarrista Herman Frank e o baterista Stefan Schwarzmann, que deixariam a banda ainda em dezembro.
2017 – “Live Metal Espancation”, o álbum ao vivo do Massacration, é lançado. Esse registro contou com a participação de Ricardo Confessori (Angra e Shaman) na bateria, pois Felipe Torres, o Boça do Hermes e Renato e que interpreta Jimmy the Hammer, na verdade não sabe tocar bateria.

Avalie a matéria

Fabiano Souza

CAPITÃO no meio campo, escreve textos e destrói falsos deuses antes do café da manhã