Hoje no Rock – 13/10

O que aconteceu no mundo da musica em 13 de outubro de anos ou décadas passadas? O Popsfera te conta!


Aniversariantes:
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, completa 61 anos.
Chris Farlowe completa 81 anos.
Sammy Hagar, ex-vocalista do Van Halen, completa 74 anos. Ele substituiu David Lee Roth entre 1985 e 1996, retornando brevemente à banda em 2004.
Raimundo Fagner completa 72 anos.
Simon Nicol, do Fairport Convention, completa 71 anos.
Robert Lamm, tecladista do Chicago, completa 77 anos.
Pete Lesperance, guitarrista do Harem Scarem, completa 53 anos.
Paul Simon completa 80 anos. Ele conheceu seu parceiro musical Art Garfunkel numa produção teatral de “Alice no País das Maravilhas“, na formatura da sexta série.

Acontecimentos:
1963 – Os Beatles se apresentam pela primeira vez na TV britânica.
1970 – as cinzas de Janis Joplin são espalhadas aos ventos do litoral da Califórnia.
1973 – Lançado “Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd“, o primeiro album do Lynyrd Skynyrd. E o Genesis lançava “Selling England by the Pound
1978 – Era lançado no Reino Unido “If You Want Blood…You Got It“, o primeiro álbum ao vivo do AC/DC. É o único álbum ao vivo da banda com Bon Scott nos vocais.
1981 – o Raven lançava seu primeiro álbum, “Rock Until You Drop“.
1982 Kiss lançava o avassalador “Creatures of the Night“, seu álbum mais pesado até então.
1985 – o Helloween lançava o álbum “Walls of Jericho“, que serviria de inspiração para o cantor de metal e lutador de luta-livre Chris Jericho escolher seu nome artístico!
1986 – “Rock The Nations“, oitavo álbum de estúdio do Saxon, era lançado.
1987 – o Sacred Reich lançava seu primeiro álbum, “Ignorance“. O disco foi relançado em 2012, com um cover para “Rapid Fire“, do Judas Priest, como faixa bônus.
1989 – o Overkill lançava o álbum “Years of Decay“, o último com o guitarrista Bobby Gustafson. No mesmo ano, o Voivod lançava “Nothingface“, seu álbum mais bem-sucedido na parada da Billboard, chegando ao 114° lugar.
1992 Prince lança um disco com um símbolo na capa, que mais tarde ele adotaria como seu nome. No mesmo ano, o Flotsam and Jetsam lançava o álbum “Cuatro“.
1993 Joe Satriani lança seu quinto álbum, “Time Machine“.
1994 – a banda dinamarquesa Pretty Maids lançava o álbum “Scream“.
1996 Brad Robinson, guitarrista do Oz Crawl, morria em Melbourne, em decorrência de um linfoma, aos 37 anos.
1998 – Morria Byron Craig Atkinson, baterista do Count Five, aos 51 anos.
2008 – Morre Gus Chambers, ex-vocal do Grip Inc. Ainda nesse ano, era lançado o decimo sexto álbum de estúdio de Yngwie Malmsteen, intitulado “Perpetual Flame“.
2009 – O W.A.S.P lançava “Babylon“, álbum baseado nas visões bíblicas dos “4 cavaleiros do apocalipse” e que tinha covers de Burn (Deep Purple) e Promisse land (Chuck Berry). Nesse mesmo ano, Al Martino, um cantor de soft jazz que emplacou 11 canções no top 40 da Billboard, falecia aos 82 anos. Ele também é conhecido por ter interpretado Johnny Fontane, um personagem que faz alusão a Frank Sinatra, em “O Poderoso Chefão”.
2016 Bob Dylan é agraciado com o prêmio Nobel de Literatura, “por ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana”. Outros ganhadores desta categoria incluem William Golding, John Steinbeck e William Faulkner. Ele é o primeiro americano a ganhar desde Toni Morrison, em 1993. 


Avalie a matéria

Fabiano Souza

CAPITÃO no meio campo, escreve textos e destrói falsos deuses antes do café da manhã