Hoje no Rock – 08/10

Confira os fatos que marcaram o dia 8 de outubro no mundo da música!

Aniversários:
Ray Royer, guitarrista original do Procol Harum, completa 76 anos.
Terry Balsamo, ex-guitarrista do Evanescence, completa 49 anos.
C.J. Ramone, baixista (e às vezes vocalista) dos Ramones (nome de batismo: Christopher Joseph Ward) completa 56 anos.
Bruno Mars completa 36 anos.

Acontecimentos:
1957 – Jerry Lee Lewis grava a canção “Great Balls of Fire”.
1962 – após um hiato de cinco anos, Little Richard retorna aos palcos para sua primeira turnê pelo Reino Unido, ao lado de Sam Cooke.
1964 – Roy Orbison chegava ao topo da parada britânica com o single Oh Pretty Woman.
1966 – o baterista do Cream, Ginger Baker, tem um colapso no palco da Universidade de Sussex após tocar um solo de impressionantes 20 minutos! Ele se recuperou em um hospital local.
1976 – o Sex Pistols recebe um adiantamento de 40 mil libras (68 mil dólares, na época) pela assinatura de um contrato com a EMI Records.
1979 – a gravadora Warner Bros apressa o lançamento do álbum “Tusk”, do Fleetwood Mac, semanas antes da data agendada por diversos vazamentos chegarem às rádios dos EUA.
1980 – Prince lança seu terceiro álbum, “Dirty Mind”. O título faz menção a músicas mais obscenas, como “Head” e “Sister”. O maior hit do álbum é “Uptown”, que chega ao quinto lugar nas paradas de R&B.
1987 – Chuck Berry ganha uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. O filme que conta sua história, “Hail, Hail, Rock & Roll”, fez sua estreia na mesma data.
1988 – o Bathory lançava o álbum “Blood Fire Death”. Apesar de ser, em sua maior parte, um disco de black metal, ele inclui algumas das primeiras canções do que viria a ser chamado “Viking Metal”. Ainda em 88, o disco The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, lançado em 1973, saía do top 200 da Billboard depois de 741 semanas.
1990 – o baterista Barrie Wilson do Procol Harum falece após vários meses em um coma causado por um acidente de carro. Wilson entrou para o grupo logo após as gravações de “A Whiter Shade Of Pale”, em que contaram com o músico de estúdio Bill Eyden.
1991 – o segundo álbum do Soundgarden, “Badmotorfinger”, é lançado – quase coincidindo com os lançamentos de duas outras bandas seminais do movimento grunge de Seattle: o “Nevermind”, do Nirvana, foi lançado duas semanas antes e o “Ten”, do Pearl Jam, foi lançado em 27 de agosto. Também em 1991, o Suffocation lançava seu primeiro álbum, “Effigy Of The Forgotten”.
1996 – Marilyn Manson lançava seu segundo álbum, intitulado Antichrist Superstar.
1997 – morria Jonas Asher Bruce, tecladista e membro fundador do Afro Celt Sound System. Filho de Jack Bruce, do Cream, Bruce morreu repentinamente de um forte ataque de asma aos 29 anos de idade.
2002 – é lançado o álbum “Bounce”, do Bon Jovi.
2011 – o baixista do Weezer, Mikey Welsh, morre de ataque cardíaco causado por uma overdose em um hotel de Chicago, Illinois, aos 40 anos de idade.
2012 – o Green Day é forçado a cancelar sua participação no festival “New Orleans’ Voodoo Music Festival”, devido aos problemas do vocalista Billie Joe Armstrong com drogas. Armstrong teve um surto no meio de um show em Las Vegas apenas algumas semanas antes, que o forçou a procurar tratamento.
2013 – o Korn lançava seu décimo primeiro álbum de estúdio, The Paradigm Shift. Esse trabalho marcava o retorno do guitarrista Brian “Head” Welch, membro da formação original da banda.

Avalie a matéria

Raul Kuk o Mago Supremo

Raul Kuk - o Mago Supremo. Pai de uma Khaleesi, tutor de uma bruxa em corpo de gata.