ETERNOS

Na última SDCC, a Marvel Studios anunciou seu calendário de lançamentos para os próximos dois anos. Não apenas tivemos o anúncio de séries REALMENTE interligadas com o MCU, como Gavião Arqueiro e Loki e o retorno de velhos conhecidos, como o Dr Estranho, mas também uma novidade: o filme dos Eternos!

Quem?

Relativamente desconhecidos do grande público, já que seus gibis nunca foram exatamente campeões de vendas, os Eternos são uma raça derivada dos primeiros habitantes humanoides da Terra. Eles foram geneticamente manipulados por seres conhecidos como Celestiais durante a primeira visita desses viajantes cósmicos ao nosso planeta, milhares de anos atrás. Parece familiar?

Visitas de cientistas ao nosso planeta acontecendo nos primórdios da evolução da espécie humana são um assunto amplamente explorado por Erich Von Daniken em seus livros, mais notoriamente o primeiro, “Eram os Deuses Astronautas?”, um livro que alcançou tamanha repercussão que deu origem a uma série de TV que vem durando mais temporadas do que a série dos Inumanos jamais sonhou!

Ele mesmo!

Os Eternos foram criados por Jack Kirby em 1976, oito anos depois da primeira edição do livro de Von Daniken. Assim, podemos supor – e, enquanto não acharmos uma declaração de Kirby sobre isso, apenas supor – que o estudo do suíço teve papel predominante na criação do conceito dessa equipe de super-heróis! Nas palavras do produtor Kein Feige:

Existe essa ideia a respeito de todos os mitos e lendas da antiguidade, eles foram baseados nos Eternos? É muito… Você sabe, é um tipo de sci-fi de alienígenas do passado que seria interessante explorarmos.

A saga dos Eternos começa, de fato, muuuuito tempo atrás: quando os seres conhecidos como Celestiais visitaram a Terra para realizar experimentos com espécimes pré-humanos. Os Celestiais já apareceram nos filmes da Marvel: a cabeça de um deles é vista em “Guardiões da Galáxia”, servindo como o hub intergaláctico conhecido como Luganenhum. Em “Guardiões da Galáxia Vol. 2”, descobrimos que Ego, o Planeta Vivo, pai de Peter Quill¸é também um Celestial. Os Celestiais, com seu imenso poder, “forçaram” a evolução de espécies primitivas em dois ramos: os Deviantes e os Eternos.

O humano tá ali, no meio termo entre o charme e o funk.

Como fã da teoria dos alienígenas do passado, minha expectativa foi lá em cima não só pelo filme, mas pelas repercussões que pode ter no MCU: os Eternos podem ser o primeiro passo para a introdução dos X-Men, bem como uma nova versão dos Inumanos. “Capitão América: o Primeiro Vingador” e “Thor” já apresentaram elementos míticos que podem ser facilmente ligados aos Eternos – sem falar em Thanos ou até mesmo… Galactus!

Mas se você quer se preparar pra esse filme, nada melhor que ler o material original: GIBIS! Pesquisamos um pouco e trouxemos pra você os gibis essenciais pra conhecer e entender os Eternos, poder comprar sua camiseta na Piticas com conhecimento de causa e se tornar aquela sumidade com ar intelectual na fila do cinema!

TESTEMUNHE: O ANTIGO ÍDOLO QUE BARBEAVA O QUEIXO!

Confira aqui as grandes sagas dos Eternos na nossa lista de clássicos obrigatórios:

ETERNALS, por Jack Kirby (1976)

Um gibi que parece à margem do resto do Universo Marvel, já que a única menção a ele é um Hulk robô, é uma viagem metafísica e teológica de Kirby, misturando mitos e fatos! A arte do co-criador de Hulk, X-Men e Quarteto Fantástico está no seu auge aqui, entregando cenas fantásticas e muita ação!

E você achou o trailer de “Cats” estranho…

Eternos by Jack Kiby

 THOR: A SAGA DOS ETERNOS

Aqui os Eternos finalmente colocam seus pés dentro da cronologia Marvel! Com roteiros do lendário Roy Thomas, temos aqui o Deus do Trovão às voltas não apenas com os Eternos, mas também com os Celestiais, num confronto de proporções inimagináveis!

Gibi cheio de porradaria? GOSTAMOS!

THOR ETERNALS CELESTIALS

OS ETERNOS (1986)

É a vez de Peter Gillis, Walter Simonson e Sal Buscema trazerem os Eternos para os holofotes, numa batalha contra os Deviantes em uma complexa mini-série que ajudou a redefinir os personagens para um novo público!

“Príncipe Adam? Nunca ouvi falar.”

OS ETERNOS (2006)

Reunindo os talentos de Neil Gaiman e John Romita Jr (quando ele ainda sabia desenhar), vemos os Eternos sem memória! Presos em seus disfarces humanos! Prestes a entrar em confronto com seus criadores… Sem dúvida, uma das séries mais prováveis a influenciar o roteiro do vindouro filme!

Vocês podem ser milenares, mas nunca bateram o bilhão tantas vezes quanto Robert Downey Jr

Eternals By Neil Gaiman

E você, popnauta? Qual sua expectativa para o filme? Será que os Eternos vão conseguir cair no gosto do público? O BI VIRÁ? Ou a Marvel corre o risco de ter seu primeiro grande fracasso nos cinemas!? Deixe seus comentários!

Avalie a matéria

Raul Kuk o Mago Supremo

Raul Kuk - o Mago Supremo. Pai de uma Khaleesi, tutor de uma bruxa em corpo de gata.