DC Comics dará adeus a continuidade após Future State?

O site Bleeding Cool soltou uma informação que está fazendo os fãs de cronologia da DC Comics entrarem em desespero!

Ao que tudo indica, a cronologia – como conhecemos – dos quadrinhos da DC está com os dias contados. A editora, que é a casa de verdadeiras lendas das hqs, planeja uma nova forma de contar histórias após o mini evento Future State!

O que se fala nos bastidores é que seria algo próximo de um Omniverse, onde o grande mote é “tudo aconteceu, mas nada importa”, um caminho totalmente diferente do que Dan DiDio planejava, que seria “tudo aconteceu e tudo importa”. Isso, para os decenautas, é semelhante ao que a cruz e prata significam para o vampiro: terror e puro medo. Isso porque estamos tão acostumados a catalogar o que “vale” ou “não vale” na continuidade, que pode sinalizar uma ruptura completa com a forma de fazer histórias da editora.

Seria possível o universo DC sobreviver sem o peso da cronologia??

Essas mudanças na DC Comics mostram que séries que deveriam estar incluídas na cronologia da editora como Doomsday Clock e Three Jokers acabaram não sendo conectadas de forma adequada, já apresentando uma nova direção após a saída de Dan Didio.

Mas o que o DC Omniverse significará na prática é uma maior liberdade criativa, menos interferência editorial, e ninguém dizendo “você não pode usar esse personagem, eles morreram em City of Bane/se perderam em uma dimensão sombria”.

Um universo sem a pressão ou peso de uma longa continuidade. Enfim livres de verdade?

Para chegar a este novo universo, a editora planeja fazer um gibi nos mesmos moldes do especial DC Rebirth, com roteiristas e desenhistas de importância no mercado para ditar as novas diretrizes.

Minha opinião? Acho que essa é uma forma da editora se atualizar e trazer uma nova relevância para os quadrinhos, e também novos leitores, que não suportam o peso da continuidade. Só que tem um porém: isso pode fazer os antigos fãs da editora debandarem de vez. Esse seria o momento perfeito para estabelecer estas mudanças, afinal o mercado está mudando.

E você, popnauta, o que acha desta novidade? Pode ser uma coisa boa a DC se desprender da cronologia em prol de novos leitores? Ou significa o fim da editora? Nós dê sua opinião.

Avalie a matéria

Puyol Miranda

Uma simples testemunha da humanidade, que presencia todos os dias as grandes maravilhas de Deus. Além de presenciar o mais lindo momento de uma etapa de crescimento, me tornar pai. Sou analista de ti, leitor de quadrinhos, decenauta convicto e amante da tecnologia.