CCXP 2019 – Um rolê (tardio) pelo Artists Alley

Putz, mano! CCXP 2019! Maior expectativa! Rever amigos, descolar um autógrafo, descobrir um gibi bacana no Beco dos Artistas, e esse ano com uma novidade: VAMOS REGISTRAR TUDO PRA VOCÊS!!!

Ou pelo menos era o que nós esperávamos…

Por uma tremenda infelicidade, perdemos o som das nossas gravações. Era a primeira vez que tentávamos algo assim, decidimos por um tipo de equipamento, mas nada deu certo. Sorry!

Mas nem tudo está perdido! Vamos tentar descrever o que rolou e você confere os melhores momentos da nossa tentativa frustrada de fazer uma matéria:

O objetivo é divulgar a galera que muito gentilmente aceitou conversar conosco, além de mostrar um pouquinho do clima da festa pra quem não conseguiu conferir esse ano.

CARLOS JENISCH

O primeiro quadrinista a falar conosco foi CARLOS JENISCH, que veio de Porto Alegre trazendo toda a sua produção em um ônibus de turismo…

Formado em artes visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, Carlos ministra desde 2016 oficinas e cursos de quadrinhos em espaços culturais em Porto Alegre, como o curso Laboratório de Quadrinhos no Museu de Artes do Rio Grande do Sul. Carlos trouxe para a feira a hq SEGUNDA FEIRA EU PARO, projeto já financiado de forma bem sucedida pelo Catarse. A obra é uma antologia com artistas de estilos bastante diversos.

Pra quem sente saudade dos maravilhosos formatinhos, o gibi BAÚ DAS MÁGOAS (e outras histórias ordinárias) supre essa carência.

Carlos Jenisch participou também da antologia QUADRINHOS QUE PODEM DESGRAÇAR SUA VIDA (ou não).

Infelizmente nosso vídeo ficou muito ruim (esse é um dos melhores), mas você pode encontrar o trabalho do Carlos Jenisch nos seguintes contatos:

Carlos Jenisch no Twitter

Segunda Feira eu Paro no Instragram

Loja Uga Press

Carlos Jenisch no Instagram

MARGS

ROBSON MOURA

Robson Moura falou conosco com amor sobre seus quadrinhos, e não é pra menos. Formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Unesp de Bauru, trabalhou no Estúdio Mol em São Paulo colaborando com as histórias em quadrinhos para o público infanto juvenil da revista RECREIO da editora Abril. Atuou como freelancer, colaborando com estúdios e produtoras, fazendo ilustrações e storyboards. Produz quadrinhos sobre racismo, preconceitos e o papel do negro no Brasil e no mundo. Citando uma frase dele, “acredita que não falar sobre o racismo, não faz com que ele deixe de existir”. Nós do Popsfera concordamos!

Robson trouxe para a CCXP a hq PÉROLAS BRANCAS, projeto já financiado com êxito pelo Catarse. Nela, o autor reúne diversas frases infelizmente comuns em nossa rotina, mas que carregam enorme preconceito racial. Um belo exercício de reflexão para todos nós.

Um segundo trabalho exposto na feira por Robson foi a hq BLACK FRIDAY. Originalmente pensado como uma webcomic, o gibi ganhou uma versão impresa em projeto já financiado pelo Catarse em 2017.

Robson Moura também é professor na rede pública estadual e estará presente na próxima PerfiCon. Você pode adquirir e conhecer um pouco mais sobre seu trabalho nos links abaixo:

ROBSON MOURA NO TWITTER

ROBSON MOURA NO INSTAGRAM

BLACK FRIDAY

PÉROLAS BRANCAS

COISASDEPRETOHQ.BLOGSPOT.COM

Abaixo reproduzimos um pequeno trecho da entrevista com Robson na CCXP, o único com algo que podemos chamar e som:

DAN ARROWS

Dan Arrows nos atendeu na CCXP com um sorriso estampado no rosto e nos contou que desenha desde a adolescência. Já ilustrou livros infantis e publicou diversos quadrinhos, entre eles os livros TROCADILHOS DB, projeto realizado em parceira com Wendel Bezerra, o dublador do Goku; UM SONHO CARECA, livro que poderia ter sido inspirado e dedicado a Pai Fader; a série MAGNITO E SUA TURMA; MOLEQUE: A CASA DA BRUXA; O SORRISO DE JOÃO, e também a premiada webcomic SAMURAI BOY, cuja edição impressa ele estava lançando na feira, além do gibi inédito ALYNNA produzido em parceria com a escritora e roteirista L. L. Menini.

O livro infantil O SORRISO DE JOÃO foi realizado em parceria com a escritora Dra. Raquel Vilela. O livrinho conta a história de um golfinho que está com a nadadeira machucada e vai se tratar no HOSPITAL DA BALEIA, que fica no fundo do mar, e lá faz grandes amigos. O desfecho é emocionante. A história é baseada em fatos reais e aborda, de forma leve e lúdica, o tratamento de uma criança com câncer. Vale ressaltar que o HOSPITAL DA BALEIA é uma instituição filantrópica que realmente existe e atende, de forma gratuita via SUS, mais de 500 mil procedimentos ao ano.

Dan Arrows, além de quadrinista, também atua como publicitário e professor universitário.

Para conhecer um pouco mais sobre a obra de DAN ARROWS, confira os links abaixo:

DAN ARROWS

DAN ARROWS TWITTER

SAMURAI BOY

O SORRISO DE JOÃO

ALYNNA

ROTTEN HARLEY QUINN

Com mais de 173 mil seguidores no Instagram, a querida e maravilhosa ROTTEN HARLEY QUINN deixa a galera louca por onde passa! Nosso Mago Raul Kuk bateu um divertido papo com ela – que não saiu da personagem e arrancou risadas (e suspiros) de todos os presentes. Além do figurino impecável, muita simpatia e atenção, ela também levou uma hiena, completando a ambientação do filme Aves de Rapina!

Você pode conferir seu trabalho sensacional no Instagram:

Instagram.com/rottenqueen.cosplay/

GUILHERME SMEE

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando esbanjou simpatia ao nos atender e nos mostrar toda a sua vasta obra!

Nascido em Erechim, Smee é Mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle (UNILASALLE) onde pesquisa quadrinhos e sexualidades. Possui especialização em Imagem Publicitária e graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Ministra aulas de quadrinhos e trabalha com design editorial e roteiros. Faz parte do grupo de pesquisa em Cultura pop, Mídia e Arte Sequencial (Cult de Cultura), da Faculdade EST e da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial). Faz parte do conselho editorial da Não Editora.

Smee foi corroteirista do curta-metragem TODOS OS BALÕES VÃO PRO CÉU. Ele também escreveu um livro de contos chamado VEMOS AS COISAS COMO SOMOS.

No mundo dos quadrinhso, Guilherme Smee publicou LOJA DE CONVENIÊNCIAS pela NÃO EDITORA; participou da coletânea de hq’s LGBT BOYS LOVE pela EDITORA DRACO; colaborou com o quadrinho A LIGA DOS PAMPAS de Jader Corrêa, publicado pela editora EDIBOOK, um gibi que explorou alguns mitos do folclore gaúcho.

Também lançou DESASTRES AMBULANTES em parceria com Romi Carlos, um quadrinho sobre a segunda guerra mundial e OVNIs e, em 2017, Smee publicou ABANDONADO PELOS DEUSES: SIGRID, com Thiago Krening e Cristian Santos e também FRATUEA EXPOSTA: REDUX com Jader Corrêa. Também escreve os roteiros para os super-heróis portoalegrenses Super Tinga & Abelha-Girl. Mantém o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com há mais de 10 anos.

Na CCXP, Smee estava lançando BEM NA FITA, um gibi SENSACIONAL que transportará você em uma viagem musical direto para os anos 80 e 90 para reviver clássicos da época como Take on Me, Smooth Criminal, Californication, Zombie, Ironic e outros. Tenho absoluta certeza de ter visto algo das Spice Girls no gibi e aprovo demais (say you’ll be there?).

Nele, você acompanha as aventuras de JUJU, que se vê de repente dentro de um mundo onde os vídeo-clips são reais.

Além desse lançamento, Guilherme lançou também a obra SÓ OS INTELIGENTES PODEM VER, uma mescla de quadrinhos e dissertação acadêmica resultado do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais realizado por Guilherme Smee na Universidade LaSalle (Canoas/RS).

Como diz na capa: “Notas autobiográficas sobre crescer sem perceber sua homossexualidade”.

SÓ OS INTELIGENTES PODEM VER teve orientação da Prof. Dra. Tatiana Vargas Maia e co-orientação do Prof. Dr. Steven Butterman, da University of Miami. O quadrinho está disponível para download gratuito no site da editora Marca de Fantasia e também pode ser adquirido em formato físico com o autor em eventos ou pelo e-mail guilhermesmee@gmail.com .

Infelizmente nós aqui do Pop demostramos profundo amadorismo ao registrar nossa conversa com o Guilherme Smee, que foi um querido ao nos atender de forma tão gentil. Mas, para sedimentar a nossa cara de pau, vamos publicar o vídeo mesmo assim.

Recomendamos vivamente uma conferida nos links abaixo para que vocês conheçam um pouco mais do trabalho de Guilherme Smee.

GUILHERME SMEE no Insta

GUILHERME SMEE na Amazon

GUILHERME SMEE na UgraPress

SPLASH PAGES

SÓ OS INTELIGENTES PODEM VER

EDITORA MARCA DE FANTASIA

NÃO EDITORA

EDITORA DRACO

THIAGO OSSOSTORTOS

Thiago Ossostortos é quadrinista e ilustrador veterano dentro dessa industria vital que são os quadrinhos. Arrojado, já mandou de cara um blog pra publicar suas webcomics, que receberam uma compilação pela editora SESI-SP, o OSSOSTORTOS – BACKUP 01. Pela mesma editora, lançou o gibi ELOIZA ATERRORIZA em parceria com PSONHA.

Em 2017 publica seu primeiro projeto impresso, a hq KOMBI 95. Gibi sensacional que nos conduz a uma viagem de volta aos anos 90 quando estudantes lotavam o Playcenter, milhões de salgadinhos eram vendidos por dia (tudo por conta de um pequeno disco de plástico que vinha dentro) e rodinhas de patins se enfileiravam. A TV mostrava grupos de pagode, pessoas dançando com garrafas e famosos ensaboados lutando em uma banheira. Em meio a tudo isso, uma tensão se faz crescer por conta de um boato que diz que uma gangue de palhaços está sequestrando crianças para o tráfico de órgãos. Ossostortos desenhou em uma página a loja MAPPIN de Santo André, que hoje é um shopping. É do lado de casa, só pra informar…

Lançou em 2018 pelo Catarse o álbum OS ÚLTIMOS DIAS DO XERIFE, trabalho com o qual venceu o 31॰ Troféu HQ Mix na categoria “melhor publicação independente edição única”.

Na CCXP 2019, OSSOSTORTOS lançou sua obra mais recente: MJADRA, uma graphic novel com arte totalmente pintada a mão e ambientada novamente nos anos 90. Segue a sinopse retirada do Catarse:

“Derick, um esquecido ex VJ de um canal musical da tv, se separa e precisa recomeçar. Pra isso volta a alugar o quartinho onde morou quando rapaz, mesmo suspeitando que Azani, o senhorio, de alguma forma suga a juventude de seus inquilinos toda vez que lhes serve uma porção de Mjadra (prato árabe). Acompanhamos Derick em sua busca por um recomeço enquanto exerce uma má influência em Enzo, se envolve com quem não devia e tenta descobrir o que diabos acontece naquele apartamento!”

Abaixo, reproduzimos a gravação que fizemos com o Thiago Ossostortos na CCXP 2019. Como já passamos vergonha em outros vídeos dessa matéria, vamos publicar esse aqui também, apenas substituindo o som original por uma música do álbum DOOKIE do GREEN DAY. Esperamos que goste, Ossos…

Recomendamos vivamente uma conferida nas mídias sociais de THIAGO OSSOSTORTOS:

THIAGO OSSOSTORTOS NO INSTAGRAM

OSSOSTORTOS (blog)

OSSOSTORTOS na editora SESI-SP

OSSOSTORTOS no Catarse

OSSOSTORTOS na Amazon

OSSOSTORTOS na UGRAPRESS

SIDNEY GUSMAN

Sidney Gusman tem história (em quadrinhos) pra contar!

Hoje um cara multi tarefas dentro do mercado editorial, Sidão já foi um simples leitor de Batman como todos nós.

Conheci o Sidney nos longínquos anos 90, talvez na Comics, talvez na Muito Prazer, na Alex Books, na Super ou na Devir, nunca vou lembrar. Sidão sempre foi um cara legal, simpatia e sorrisão no rosto. Após tudo o que ele construiu, eu tenho que registrar isso aqui: ele continua gente boa demais! Nos atendeu com muita alegria, apesar de inúmeros compromissos que ele tinha dentro do evento.

Na wikipedia, você encontrará um texto sobre Sidney Gusman mais ou menos assim:

Sidão é Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, e é hoje um dos caras mais respeitados quando o assunto é histórias em quadrinhos dentro do nosso país. Venceu sete vezes o Troféu HQ Mix como editor-chefe do site Universo HQ (que serve de inspiração para todo o nosso trabalho aqui no Popsfera), e hoje também é dono de um prêmio Jabuti, conquistado esse ano com a Graphic MSP JEREMIAS – PELE, obra de Rafael Calça e Jeferson Costa, com edição de Gusman.

Lá atrás, nos anos 90, batalhou a publicação de artigos sobre quadrinhos em jornais como “O Estado de São Paulo”, “Folha de S. Paulo”, “Jornal da Tarde” e “Folha da Tarde”. Dois desses jornais nem existem mais…

Levou as histórias em quadrinhos para veículos sem, até então, a menor afinidade com o assunto, como as revistas “Imprensa”, “Superinteressante”, “Gula”, “Duas Rodas” e “Sexy”.

Foi editor da Globo, onde editou Akira. Foi editor da Panini Comics, onde editou a versão nacional da revista Wizard. Lançou livros pela Editora Abril. Foi editor da Conrad, onde editou os mangás Vagabond, Cavaleiros do Zodíaco, entre muitos outros. Foi editor da Abril, onde publicou aWizard Brasil.

Atualmente, Gusman é responsável pela área de Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções.

Dentro da MSP, Sidney Gusman foi idealizador do já citada linha de graphic novels que apresenta os personagens criados por Maurício de Souza na visão de outros quadrinistas, as GRAPHIC MSP.

O sucesso é tremendo! Com 25 álbuns e ao menos mais 5 já anunciados, as GRAPHIC MSP geraram um filme para os cinemas, TURMA DA MÔNICA – LAÇOS, assistido por mais de 2 milhões de pessoas e já com uma continuação anunciada, duas animações (uma para ASTRONAUTA, de Danilo Beyruth, outra para JEREMIAS, de Rafael Calça e Jefferson Costa).

Sidão também é membro fundador do site UNIVERSO HQ e do Podcast CONFINS DO UNIVERSO, junto com Samir Naliato, Marcelo Naranjo e Ségio Codespoti, site no qual o Popsfera humildemente se inspira.

Nosso vídeo com Sidney Gusman quase dá pra assistir. Veja:

Para acompanhar ou conhecer mais sobre o trabalho do Sidney Gsuman, confira os links abaixo.

Sidney Gusman – Twitter – Facebook – Instagram

Samir Naliato – Twitter – Facebook – Instagram

Sérgio Codespoti – Twitter

Marcelo Naranjo – Twitter – Facebook – Instagram

UNIVERSO HQ

CONFINS DO UNIVERSO

GRAPHICS MSP na Amazon

TURMA DA MÔNICA na Loja da Panini

RAFAEL DS MACHADO

Rafael DS Machado é ilustrador, faz animações e também faz quadrinhos.

Ele conversou conosco brevemente na CCXP, meio tímido, meio ressabiado, mas conseguimos extrair algumas palavras sobre o trabalho dele… e infelizmente você não vai ouvir.

Eu lamento muito…

Mas, confie em nós, o papo foi muito bom. Rafael nos contou que em 2017 fez uma série de tiras para o aplicativo TopBuzz, que mais tarde foram compiladas em três livros independentes: As Aventuras do Homem-Placa, Ratificando e Quina, todas elas à venda na UGRA PRESS. Antes dos quadrinhos, Rafael DS Machado trabalhou por cinco anos em séries como Show da Luna, Peixonauta, Zica e os Camaleões e A Hora do Rock.

Além disso, também foi roteirista dos curtas Projeto Silêncio e O Espírito do Bosque, ambos exibidos em festivais festivais como Gramado, Seattle, Kiev, Santa Maria da Feira, Viña del Mar, entre outros.

RAFAEL DS MACHADO – InstagramFaceBookTumbrl

RAFAEL DS MACHADO – UGRA PRESS

E foi isso o que registramos nessa CCXP, galera! Experiência que serviu mais como aprendizado do que conteúdo, mas nós aqui do POPSFERA decidimos dividir a experiência com vocês, além de divulgar os quadrinistas que prontamente nos atenderam. A eles, nosso MUITO OBRIGADO! Vamos nos reencontrar e então faremos a coisa certa.

E muito obrigado também a você que nos acompanha. Um dia a gente acerta…

FELIZ 2020!

Avalie a matéria