Cabelo, cabeludo, cabeleira, descabelada! Os maiores e melhores penteados das HQs

Queridos amigos do POPSFERA, olha nós de volta aqui para mais um bate papo gostoso.

Pois bem, MP´s frenéticas chegaram a minha pessoa depois da incrível repercussão da crônica sobre a calvície nas HQs, e, alguns me perguntaram se eu teria algo contra as belas cabeleiras dos nossos heróis. Pois bem, amigos, apesar da minha visível deficiência capilar, não só não tenho nada contra, como chego a admirar também uma cabeleira esvoaçante, longa e loira como a do Thor (até chorei na hora do Stan Lee cortando o cabelo do nosso herói em Ragnarok) ou até esverdeada e poderosa como a da do Dr. Samson.

E tanto admiro que hoje falaremos sobre os cabelos dos nossos queridos heróis!

Começando pelo básico, aquele rapaz com S de “esperança” no peito (eu sei, eu sei). Caso vocês não saibam, ele, muitas vezes, tem um “s” também discreto, bem na testa, em forma de um pega rapaz. Sim, o cabelo do Super é algo inconfundível, e seu penteado, eternizado nas telonas por Christopher Reeve, é quase uma marca registrada do herói, tanto quanto seu S ou sua cueca vermelha para fora da calça.

Mas não só de pega rapaz e caretas vive nosso Super, ou vocês já esqueceram do MARAVILHOSO Super Mullet e dos dentes rangentes? Ah, a maravilhosa década de 90, Super morre, ressuscita, ganha lindos e sedosos mullets de dar inveja a qualquer Lorenzo Lamas e capaz de matar os saudosistas de Miami Vice de inveja! E para o disfarce de Clark Kent não basta apenas um óculos! Não, Não! Tem que ter um rabo de cavalo! Um coque! Momentos marcantes que ficaram eternizados nos gibis, e eu conheço pelo menos UMA pessoa que até deixou de ler o personagem quando ele cortou o cabelo para se casar (Fury, estou falando de você).

Mullets inclusive foi uma onda de sucesso nos quadrinhos, assim como os dentes rangentes ou as metrancas de 2 metros de comprimento. Você quer que algum herói vire um renegado, um fora da lei, um motherfucker? Bote mullets! Consegue imaginar o Nômade sem mullets? Ou o Macgyver? Ou o Nicolas Marshall de Justiça Final?

Sem mullets acaba metade da fodelança.

Agora, quer ser foda e de quebra ser cósmico e totêmico? Basta ir no mesmo cabelereiro que o Magus, a Contraparte Maligna do Adam Warlock, o grande (e por enquanto esquecido pelo MCU) antagonista do Thanos.  Só de olhar para o Black Power do Magus você já sente vontade de ver estrelas e cantar com os Jackson Five (uh, baby! Give me one more chance! For me to love!). Isso que é herói antenado a Disco Dance! Chora, Cristal! Você nunca terá metade de um brilho de um Magus!

(Menção honrosa a Misty Knight e sua pura sedução capilar com direito a braço biônico para esbofetear qualquer malfeitor que queria desmanchar seu visual).

Agora, nem sempre temos o cabelo certo para o herói. Sim, estou falando de um certo lanterna verde, maluco beleza, pinel das ideias, que todos adoramos, mas tem a infelicidade de ter um cabelo de cuia de dar inveja a qualquer Moe Howard que se preze. Sim, Guy Gardner, te adoramos mesmo (e principalmente) por você ter esse lindo cabelo ZIBARRO.

E o que seria de certos personagens sem seus cabelos impossivelmente arrebitados? Você conseguiria imaginar um Wolverine sem seu cabelo em forma de um ousado V? Ou os moicanos impossíveis do Omac, o exército de um homem só? Ou do Gladiador da Guarda Imperial Shi’ar? Puro charme e imponência que remetem a centuriões romanos. Quem não se sentiria intimidado com um moicano daquele naipe? Até as nossa heroínas deram uma passada pelo moicano radical, basta lembrar da Tempestade na fase moicano, ou do moicano Kree Style de Carol Danvers, nossa (não tão) amada Capitã Marvel.

Falando das heroínas, não posso deixar de citar um penteado super emblemático: A mecha branca da Vampira. Reparem como certos detalhes acabam se tornando quase que marcas registradas de um personagem. Basta lembrar daquela mecha branca que automaticamente vem a imagem da vampiraça na mente!

E claro, não posso deixar de falar, num tópico sobre cabeleiras e cabeludas, da rainha de todas: Medusalith Amaquelin-Boltagon, também conhecida como Medusa, rainha dos Inumanos e dona da cabeleira mas cheia de vida que a Marvel já botou em seus quadrinhos. Essa aí não precisa se preocupar em fazer o penteado, seus cabelos fazem por si só, e aí do maridão se der um pio para reclamar do visual! Ou reclamar de cabelo no ralo do banheiro real. Vai acordar com a garganta cheia de tufos ruivos para aprender que quem manda em casa é  a rainha do lar (e é mesmo, quem é doido de peitar uma mulher dessas?)

Pois bem, amigos, depois de tanto cabelo, vou ficando por aqui, acho que na próxima podemos rolar um bate papo sobre os maiores e melhores bigodes dos nossos heróis (e como apaga-los digitalmente e desastrosamente quando necessário).

P.S.: Me lembraram que nos anos 90, quando a Marvel nos trouxe o melhor Homem Aranha de todos os tempos, Ben Reilly (na opinião do Fury, claro), Frank Castle, nosso adorado Justiceiro, decidiu assumir o posto de Chefe da Máfia, e para ostentar seu novo Status Quo, deixou o cabelo crescer, preso em um rabo de cavalo que faria inveja a Rapunzel.

Ah, anos 90… Porque vocês tiveram que acabar, meu Deus?

Avalie a matéria

Pai Fader

Pai fader - Um homem de bem com a vida, cheio de espiritualidade, com uma visão holística sobre esse misterioso mundo pop