Agentes da S.H.I.E.L.D. eps 04 e 05

O episódio 04, cuja resenha sai atrasada (sorry), foi ESPETACULAR!

Logo no início, quando o logo da Marvel perde a cor na entrada do episódio, você já se liga que algo de diferente está NO AR. Com a ação locada em 1955, esse capítulo aproveita o clima e nos entrega uma aventura NOIR. Em preto e branco, trilha composta por um solitário e melancólico sax tocando ao fundo, voz do agente Coulson narrando a ação. Eu não via nada tão legal desde o início do filme Sin City, com Bruce Willis embargando a voz para descrever o bife que ele comeria ao chegar em casa.

O dia é 22 de julho de 1955, e Coulson reconhece a data como o dia em que o primeiro Agente da SHIELD caiu em batalha. Seu nome? Agente Daniel Sousa.

“Eu quero te contar uma piada.”

Para não me estender, Daniel morreria em sua missão atual, mas os Agentes da SHIELD tinham outros planos: a morte do agente Sousa foi forjada para que a história não fosse alterada, e ele se juntou à equipe liderada pelo diretor Mack.

Participação hilária de Enock que literalmente não saiu do lugar desde 1931 e ainda estava no mesmo bar, no mesmo endereço e no mesmo número de telefone há 24 anos.

O episódio termina com outro salto temporal e o retorno das cores. Ninguém sabe em que ano estão, então Deke tenta a já manjada estratégia de ligar o rádio:

Canção de Alice Cooper, No More Mister Nice Guy foi lançada em 1973, e é pra lá que nós vamos…….

O quinto episódio já começa sensacional com uma abertura ao maior estilo anos 70. Compare com a abertura do seriado As Panteras original:

O epê (de episódio) começa com Coulson e May andando numa movimentada rua dos anos 70. A imagem inicial dessa cena lembra uma outra icônica de um filme daquela época. Tem até a paradinha pra arrumar o sapato.

Staying Alive (1983) - John Travolta's walk scene. on Make a GIF
John Travolta Shoes GIF - Find & Share on GIPHY
Os embalos de sábado à noite, baby.

Coulson, May, Daisy e Daniel tentam encontrar Enoch no mesmo endereço desde 1931! Eu tô achando hilário isso. Mas o nosso Chronicom predileto está sumido do bar há pelo menos um ano. Tá rolando uma celebração e May fica bêbada (o que é estranho). A confraternização acontece para que o General Rick Stoner, lá da quinta temporada, apresente a nova fase de globalização da SHIELD, o projeto INSIGHT. E para isso ele cede a palavra para WILFRED MALICK. Sim, o pilantrinha de 1931, mafioso de 1955, e agora o Diretor da SHIELD nos anos 70.

Esses fatos não estão totalmente de acordo com a timeline que Coulson tem em seus arquivos. Quando Daisy é xavecada por um jovem Gideon Malick, que apresenta seu irmão Nathaniel (que deveria estar morto), a galera se liga que algo de errado não está certo com os fatos nos 70’s. Nós sabemos o que é: nos anos 50 os Chronicoms do mal se uniram a Malick e prometeram a ele sucesso se ele seguisse as suas (deles) instruções.

Mack e Yo-Yo foram dar uma checada no farol que servia de base pra SHIELD, lembram? Mack também nota coisas estranhas no ar. Ao maior estilo dos filmes de James Bond, os caras estão construindo o satélite do projeto Insight ali.

Daisy dá uma de hacker e acessa uns arquivos do projeto Insight. Veja se você reconhece algum nome na lista abaixo.

São todos nomes relacionados ao futuro da SHIELD e até aos Vingadores. Daisy especula serem alvos da Hydra, que atua secreta e escondida dentro da SHIELD sob a figura de Malick, o pilantrão, que nesse exato ponto da trama os reconhece e então rola uma emboscada dentro da festa no bar. Nossos heróis partem em disparada e acontece a melhor cena da noite:

terminator salvation | Tumblr

Sarah Enochonnor surge para salvar a galera. Essa temporada está demais! Cena sensacional!

Com todos de volta ao Qiinjet, nossa equipe descobre da pior forma que os Chronicoms não aceitaram muito bem a derrota e a nave dá mais um salto temporal, com a ação sendo transferida para o dia de lançamento do satélite do projeto Insight. A missão agora é impedir isso.

Daisy e Daniel assumem a missão de hackear uma parada lá. May e Coulson invadem a base enquanto Yo-Yo e Deke trocam ideia com o próprio Malick. Há uma cena bacana com o Deke aqui, vou preservar o spoiler. Malick tem um trunfo sobre Mack, que precisa tomar uma decisão importante. Daisy e Daniel são capturados por Nathaniel Malick, que entra em contato com um cara chamado Daniel Whitehall, cientista louco que consegue transferir poderes de um corpo pro outro, além de estar envolvido com o grupo Zodíaco e a Hydra (óbvio), mas isso apenas nos gibis.

E fim! Dois episódios absolutamente sensacionais dessa última temporada de AGENTES DA SHIELD.

Semana que vem tem mais, talvez ainda em 1976.

Avalie a matéria