A Marvel Não Tem Clássicos – Aniquilação

Amigos, aproveitando o lançamento esse ano da terceira parte de ANIQUILAÇÃO, nós aqui do POP decidimos falar sobre a primeira parte dessa mini-série SENSACIONAL, considerada por alguns como uma das 200 melhores sagas espaciais da Marvel.

O ano de 2006 foi agitado na Casa das Ideias! Enquanto a galera se matava (literalmente) no evento Guerra Civil, nos CONFINS DO UNIVERSO uma sangrenta batalha envolvendo o destino da galáxia inteira foi travada sem ter chegado ao nosso querido planeta Terra, graças ao Nova, Surfista Prateado, Ronan, Drax, Quasar e mais um punhado de personagens improváveis.

O inimigo era o ANIQUILADOR, ditador tirano da Zona Negativa, que decide invadir nosso universo por considerar que a sua expansão estaria, num efeito de ação e reação, diminuindo os seus domínios.

ANIQUILAÇÃO – A PRÉ TRETA

Antes de adentrarmos nessa pulta treta que é ANIQUILAÇÃO, acho bacana posicionar alguns personagens:

THANOS:

Arnaldo AnThanos, o titã louco, começa a série com uma fadinha em seus ombros e ninguém soube de onde ela veio. Isso porque a Panini publicou apenas parcialmente um belo gibi – elaborado dentro do mais alto garbo e requinte – do Thanos logo após o quid pro quo (expressão que vem do latim e que significa a maior zona ou confusão, leia-se quiprocó) que foi a Trilogia do Infinito.

Thanos teve um título próprio para desenvolverem o que seria dele após o toco que ele levou da Dona Morte na Trilogia do Infinito. Gibizaço em 12 edições que funcionou como duas minis: a primeira por Jim Starlin e Al Milgron apresentando o titã e Warlock se metendo em altas confusões, enquanto Thanos vive uma crise de identidade; e a segunda, escrita por Keith Giffen e desenhada por Ron Lim, diretamente ligada com Aniquilação – até porque Giffen esteve envolvido com os dois projetos. A Panini publicou apenas as seis primeiras edições a partir do gibi UNIVERSO MARVEL #1, de 2005.

Universo Marvel n° 1 - Panini

Nas seis edições finais, Thanos visita Kyln, a Fornalha, uma prisão intergaláctica, onde ele pode contemplar a Cascata Energética Triturante, fenômeno natural que acontece no extremo limite do universo e que gera energia para a Fornalha. Esse fato será muito importante em ANIQUILAÇÃO.

Ainda dentro da prisão, Thanos encontra Peter Quill, o Senhor das Estrelas (antes da formação dos Guardiões da Galáxia que você conhece, o que, aliás, acontece exatamente em Aniquilação); Kallark, o Gladiador da Guarda Imperial Shi’ar; o Beyonder, agora vivendo em um corpo feminino, e Skreet, um agente do caos em forma de fadinha. Ela vai com Thanos para dentro da onda de Aniquilação. Todos eles estão presos mesmo…

Thanos, ao contemplar as Cascatas, tem uma bela conversa com a Dona Morte. Em seguida, ele sente um enorme poder e pede para entrar na prisão. Ele então conhece The Maker, que é o Beyonder em um corpo feminino. Beyonder estava lá contido de alguma forma e sem memória sobre seu passado. O Gladiador estava ali apenas para vigiá-lo (ou vigiá-la, não sei) em uma missão pelo Império Shi’ar. Quando Thanos a confronta (ela, o Beyonder…putz!), a mina pira ao se lembrar de suas presepadas e rola uma explosão. Ela cai em uma espécie de coma, e o Gladiador a leva para Shi’ar, junto com Peter Quill. Antes de ir, porém, Peter reconhece, junto com Thanos, um casulo aprisionador que se rompera na explosão criada por Beyonder: aquele casulo era a prisão particular do DESVENTURADO, o primeiro arauto de Galactus. O próprio Senhor das Estrelas o havia levado até a prisão de Kyln sob custódia em um passado distante. Thanos seguiu o Desventurado porque sabia que ele confrontaria seu antigo mestre Galactus, o Comedor (de planetas), com o objetivo de obter poder e, após uma luta espetacular com desdobramentos surpreendentes, o Desventurado se tornou arauto de…..THANOS.

Mancada não ter publicado isso, Panini!

DRAX, O DESTRUIDOR: Prelúdio para ANIQUILAÇÃO

Drax esteve muito ocupado no gibi do Capitão Marvel Genis Vell – aquele que saiu direto de Avengers Forever – e também fazendo parte da Guarda do Infinito de Adam Warlock. Uma nave carcerária o transportava para a Fornalha junto com centenas de presos. A nave nunca chegou lá. Eu não sei porque ele estava preso…

Devido a uma falha mecânica, a nave caiu na Terra e apenas cinco caboclos sobreviveram: os gêmeos Irmãos Sangue; Paibok, o Skrull Poderoso (não confundir com o Super Skrull); Lunatik; e Drax. Todos esses personagens são das antigas, sendo que o mais novo é o Paibok, cuja primeira aparição foi em FANTASTIC FOUR #358, que foi publicada na SAM #158, de 1995.

Superaventuras Marvel n° 158 - Abril
Vida longa ao Guia dos Quadrinhos

A pequena e pacata cidade de Ribanceira do Marreco (é verdade), no Alasca, tem sua rotina quebrada quando uma nave alienígena cai em seus arredores com 5 prisioneiros espaciais sobrevivendo à queda e tocando o terror nas quebradas.

Um deles, Drax, não se encaixa no perfil requerido de bandidão assassino e rola uma treta na qual ele morre. Mas se recupera logo em seguida, após passar um tempo dentro de um casulo. Drax emerge do limbo, mas desta vez ele está bem mais esperto do que era antes, com marcas vermelhas pelo corpo. A versão GUARDIÕES DA GALÁXIA.

Read online Drax the Destroyer comic - Issue #1

Esse gibi foi publicado como uma mini-série em quatro partes que a Panini lançou em edição única com a capa acima. Nele você conhece Cammi, uma menina que morava em Ribanceira do Marreco (portanto marrequense) e que por alguma xaropice do destino vai participar da guerra contra o Aniquilador ao lado de Drax.

E é isso: após repaginar Drax, nos lembrar de seu (dele) juramento sobre matar Thanos e apresentar Cammi, essa mini leva a dupla ao coração do problema, mesmo que nem eles e nem o leitor saibam disso após o gancho da página final:

Esse gibi foi escrito pelo Keith Giffen e desenhado espetacularmente por Mitch Breitweiser.

ANIQUILAÇÃO – PRÓLOGO

A Marvel, após essa mini do Drax, lançou um gibi chamado ANNIHILATION PROLOGUE #1, e a função dele era começar a treta de fato.

Lembram daquele gibi do Thanos que a Panini não lançou? Então, a ação dessa revistas começa imediatamente após os eventos narrados ali. É a primeira vez que vimos a Skreet nos ombros de Thanos, o Desventurado está ali no canto e ninguém sabe de onde veio ou quem é…e pra piorar a tradução/adaptação não colaborou para a compreensão da cena:

Em português a tradução está correta e literal nessa passagem. No primeiro quadro Thanos diz que sentiu algo chegando e a Morte concorda, dizendo ainda que é algo maravilhoso. E aí fudeu, porque na sequência há esse balão “Death?”, cuja tradução foi “Morte?” e está correta, mas em português ficou ambíguo por dois motivos: ficou parecendo que o Thanos perguntou se esse “algo maravilhoso” que estava vindo era morte num sentido geral porque não temos o costume de usar interrogação após nomes próprios. Em inglês isso é comum quando alguém sente que o interlocutor tem algo a mais pra falar sobre o assunto. Era o caso aqui. E a Morte completa mesmo, dizendo “eu estou com ele”. Ele quem, truta? Só pode ser aquele cara ali no cantinho, que AQUI NO BRASIL ninguém sabia quem era. Mas na verdade ela estava se referindo ao Aniquilador em pessoa. Ela ainda diz: “aprenda com esse cara as artes do xaveco, Thanos. ele me conhece biblicamente” e no terceiro quadro temos um Thanos contemplativo, fitando o horizonte após tomar uma alfinetada da ex mas curioso com o que está por vir. Todo o interesse do titã louco pela onda de aniquilação saiu desse diálogo…uma pena!

Após esse desabafo, voltemos ao gibi: depois dessa DR entre o casal Morthanos, as atenções se voltam para a Cascata Energética Triturante, aquele fenômeno de energia que supria a prisão de Kyln. Tudo isso fica no Sistema Limítrofe 26, uma base no extrema borda da existência, que se expande constantemente. Essa expansão, o atrito do universo com o nada, é o que gera a energia da Cascata. E, malandro, se algo se expande, algo se contrai. Foi essa a conclusão do ANIQUILADOR, tirano do mal, gênio indomado, pilantra sem vergonha, ex-namorado da Blink e mandante da morte do Tocha Humana.

A Onda de Aniquilação vem do nada, mais conhecido como Zona Negativa mesmo, e atravessa a Cascata Energética. A prisão de Kyln vai pro saco, libertando dois prisioneiros que foram capturados por….Galactus! Mas essa é uma história para depois.

Sete dias depois, a horda maldita da Zona Negativa já se encontrava a 25 sistemas estelares de distância dali, no Sistema Limítrofe 001, o Complexo de Xandar, planeta natal da Tropa Nova.

Richard Rider tinha acabado de passar um tempo com os Novos Guerreiros em uma mini que, graças a Odin, foi sumariamente ignorada pela Panini aqui no Brasil.

New Warriors Vol.3 #1-6, 2005 |
Acredite, você não iria querer ler isso.

Essa mini de 2005 traz pela primeira vez o plot dos Novos Guerreiros gravarem um reality show e ela é encarada como um prólogo para Guerra Civil por isso. Uma dessas gravações dá muito errado e o Nitro explode uma escola e a equipe de heróis sub-celebridades. O Nova já não estava mais com eles, e é isso que você precisa saber.

Voltando a Xandar, o planeta estava repleto de soldados aliens vindo de todos os lados, uma vez que uma reunião com toda a Tropa Nova fora convocada para justamente informar relatos ainda vagos sobre o que ocorrera na Fornalha, a prisão de Kyln. Reconhecendo o enorme poder que enfrentariam, mas sem identificar o inimigo, o comando da Tropa Nova calculou que ainda teriam um tempo para se preparar para o combate, mas eles estavam errados.

We Were Growing Something There": An Oral History of Annihilation ...

Sem aviso, sem massagem, em uma velocidade incompreensível, a Onda de Aniquilação tomou Xandar de assalto e o dizimou. Os Nova não tiveram a menor chance e foram quase que absolutamente erradicados, tendo sobrevivido apenas um Nova: Richard Rider, o representante terráqueo da Tropa Estelar. Milagrosamente dois alienígenas também sobreviveram: Drax e Cammi, que estavam de passagem pelo planeta e o encontro entre essas três figurinhas seria inevitável.

The Bookmark #4: This Is My Rage – SuperTeamAU

Ainda na revista ANNIHILATION PROLOGUE #1 temos o posicionamento de mais três pesonagens:

シルバーサーファー - Silver Surfer - JapaneseClass.jp

O Surfista Prateado, que estava dando um rolê pelo sistema Xandariano e subitamente se vê surfando entre cadáveres no espaço aéreo de Xandar;

Ronan, o Acusador | Wiki | Marvel & DC Universe - [RP] Amino

Ronan, o Acusador, que estava de boas acusando a galera num planeta Kree, foi acusado e preso sem reagir e sem entender nada;

Super Skrull | Wiki | •Cómics• Amino

E o Super Skrull, que estava infiltrado numa nave Kree quando soube sobre a Fornalha, sobre Xandar e sobre uma arma destruidora de planetas que está sendo usada por alguém pra destroçar planetas Skrulls. Os tripulantes da nave acham essa notícia inKreevel…

Dessa edição (que foi publicada por aqui na ANIQUILAÇÃO #1 da Panini), que ainda termina com a Aniquilador dando uma sensacional gargalhada de vilão, o evento Aniquilação seguiu com quatro mini-séries com quatro edições cada dos nossos queridos personagens citados acima: Nova, Surfista Prateado, Ronan e Super Skrull. Esses gibis foram publicados pela Panini nos números 2-5 da mini série. da Vamos a eles:

NOVA

Annihilation: Nova (2006) #4 | Comic Issues | Marvel

É a mini principal dessa fase do evento. Richard Rider é o único sobrevivente da investida da Onda de Aniquilação a Xandar, sendo assim ele é o único que pode ajudar a Mente Global a preservar todo o conhecimento da raça xandariana: artes, ciência, história, tecnologia e até o conhecimento da matriz genética dos caras. Mas o principal presente a ser recebido é a Força Nova, energia que alimentava os capacetes de toda a extinta Tropa Nova. Portar tamanho conhecimento e poder é embaçado, então o Nova recebeu um uniforme pika e a Mente Global passa a existir dentro da cabeça dele.

Após uma cena em que rola uma demonstração de poder do novo Nova (hehehe), ele se descontrola e a Mente Global pede a ajuda de Drax para treinar Richard Rider, que aceita. O trio formado pelos dois mais a Cammi partem na busca de uma nave. Rolam alguns confrontos com uns filhotes do Aniquilador que ainda estão por ali enchendo o saco até finalmente encontrarem uma nave em bom estado. O espaço aéreo estava chapado de belonaves da Onda de Aniquilação, então Drax sugere que Nova use seus recém adquiridos poderes a abra um Portal Estelar ainda dentro da atmosfera de Xandar. Richard teme perder o controle novamente, mas a influência de Drax faz tudo correr bem, menos a nave que começa a cair sendo puxada pela gravidade do planeta Nycos Aristides, a nove anos luz de Xandar. Mais rápido que uma locomotiva, Quasar aparece para resgatar a nave.

A ideia do Portal Estelar era o que os refugiados daquele planeta precisavam para fugir, então o Nova abre mais um e, junto com Quasar, tenta garantir o tempo necessário para a galera atravessá-lo. Drax sente a presença do Aniquilador e diz que se ele morrer a colmeia toda vai pro saco junto, então a dupla ataca! Invadem a nave do vilão e chegam igual dois mísseis na fuça do bichão, que só dá um tapa com as costas da mão nos dois. O Aniquilador avança sobre Quasar, toma seus braceletes portadores do poder quântico e o mata em cena impactante, esse gibi é muito foda! O Nova tem um plano e faz contato físico com a Aniquilador, o que é usado pela Mente Global para entrar em sua cabeça e mandar um comando para a frota armada que atacava Nycos para a galera se auto destruir. Nova foge, desmaia e é resgatado por Drax e Cammi…

RONAN, O ACUSADOR

Annihilation: Ronan (2006) #4 | Comic Issues | Marvel

Ronan, o Acusador, foi acusado de traição ao Império Kree. Meses após Xandar ter sido devastada pela Onde de Aniquilação, ele ainda vaga pelo universo fugindo das autoridades de seu planeta natal e, ao mesmo tempo, caçando as pessoas que testemunharam contra ele. Uma em especial pode inocentá-lo, e sua busca o leva ao planeta Godthab Ômega, onde ele precisa enfrentar Gamora, a mulher mais letal da galáxia. Ao perceber que ambos estão sendo manipulados por Glorian, o Moldador de Mundos, tudo perde o sentido com a chegada da Onda de Aniquilação. Agora é lutar juntos ou morrer sozinhos.

SUPER-SKRULL

Annihilation: Super-Skrull (2006) #3 | Comic Issues | Marvel

Após destruir Xandar, planeta natal da Tropa Nova, a Onda de Aniquilação investe sem freio pra cima da Galáxia de Andrômeda, local onde se instalou o fragmentado Império Skrull que não possui defesas contra a arma do inimigo: o Coletor de Lamentos, um raio destruidor de mundos. O SuperSkrull interrompe sua missão e retorna para ajudar, uma vez que o próximo alvo do Aniquilador é o planeta Zaragz’na, onde vive seu filho. Com seus métodos sendo refutados, o SuperSkrull é considerado um fora-da-lei. Em fuga e na companhia de seu mecânico R’Kin, o destino é a Zona Negativa, onde eles pretendem reunir um grupo para executar um plano de ação. Eles invadem um planeta prisão para libertar o cientista que criou o Coletor de Lamentos, pois ele é o único que pode destruí-lo. Contando com a ajuda de alguns presos que decidiram aderir à causa, o grupo é traído por um dos seus no último instante antes da investida final. O SuperSkrull se sacrifica para salvar seus companheiros e finalizar a missão.

SURFISTA PRATEADO

Annihilation: Silver Surfer (2006) #4 | Comic Issues | Marvel

O Surfista Prateado, outrora um arauto de Galactus, sente uma infestação em todo o cosmo. Sua inquietação o leva até o conglomerado de Xandar, onde ele se depara com o planeta reduzido a migalhas. Entre os escombros do planeta, uma presença é sentida: Gabriel, o Andarilho dos Céus, ele também um ex-arauto de Galactus. Cercado por Voraz e os Apresadores, Gabriel é resgatado pelo Surfista e ambos conseguem escapar por muito pouco, mas Gabriel não resiste. Em fuga, o Surfista é encurralado nas ruínas do Império Skrull e a chegada do Senhor do Fogo e do Espectro Vermelho, outros ex-arautos, decide a luta a favor dos nossos heróis. Os servos do Aniquilador – comandados por Voraz – estão caçando todos aqueles que tiveram contato com o poder cósmico, e os arautos são os alvos principais. Terraz, o Domador, é aprisionado, mas Estelar se junta ao grupo para enfrentar a Onda de Aniquilação e Voraz. Galactus é atacado por duas entidades que estavam presas em Kyln, a Fornalha e invoca a ajuda do Surfista, que o atende. A luta é dura! Para garantir a vitória, o Surfista Prateado aceita ser o arauto de Galactus uma vez mais…mas será o suficiente?

ANIQUILAÇÃO – A TRETA!

For the Supremor! (Annihilation #1) : Marvel

É desse ponto que a mini série ANNIHILATION começa. Ela foi publicada em seis edições pela Marvel e reunidas nas edições #6 e #7 da versão nacional.

Reunidos na periferia do Império Skrull, a Resistência tenta sobreviver. Liderados por Richard Rider e seu imediato Peter Quill, quem ainda consegue empunhar uma arma tenta conter a Onda de Aniquilação no planeta Dédalo 5. Gamora faz parte de um grupo de operações secretas e Ronan lidera as tropas Kree, ainda que esteja com sua autoridade em cheque. Drax e Cammi tentam sobreviver no meio disso tudo.

Em órbita, o Senhor do Fogo, Espectro Vermelho e Estelar, três ex-arautos de Galactus, investem contra uma frota armada da Onda de Aniquilação, e conseguem aprisionar uma de suas Rainhas. Ela, em cárcere, revela algo assustador: Galactus e o Surfista Prateado foram derrotados por Tenebrus e Égide e são prisioneiros do Aniquilador! Arnaldo AnThanos, o Titã Louco, manipula o poder cósmico do Devorador de Mundos e de seu arauto para descobrir sua aplicação biológica.

Usando sua tecnologia de teletransporte, ele ataca Serpente da Lua e Phyla-Vell e sequestra a filha de Drax (que, você sabe, é a própria Serpente da Lua). Phyla procura o pai de sua amada para pedir ajuda.

Voraz, usando a tecnologia de teletransporte de Thanos, surge em Dédalo 5 com um enorme contingente. Essa treta dura uma edição e meia e é espetacular. Nova, Terrax, Gamora, o Senhor das Estrelas, Praxágora, Phyla-Vell, Ronan, o SuperSkrul (mas não estava morto?), Paiabok, os Centuriões, o Senhor do Fogo…e mais a própria Onda de Aniquilação.

Não é possível vencer e bater em retirada é a única saída, pois o planeta será detonado pelo Aniquilador usando o poder cósmico de Galactus. Para salvar seus companheiros e Cammi, Drax se sacrifica (até parece), mergulhando em um mar de insetos. Derrotados, Richard Rider, o Nova, sugere que cada um siga seu próprio caminho a partir de agora.

Marvel Cinematic Universe – Eric Watson

Ronan tem suas contas a acertar com o clã Fiyero, dinastia Kree que o incriminou e hoje governa Hala, planeta capital do que restou do Império Kree. Na companhia do SuperSkrull e de sua mina Praxágora, o Acusador chega literalmente quebrando tudo no Palácio Central, sede do governo local. Curiosamente, a primeira força de defesa do planeta são os Centuriões, espécie de força policial do Aniquilador, e é dessa forma que Ronan descobre que o clã Fiyero fez uma aliança com as forças inimigas. Voraz está lá para garantir a segurança dos três irmãos Fiyero, e a luta a seguir é tensa, culminando em uma martelada nervosa de Ronan no lindo rostinho de Voraz, o Bisonho.

Após derrotar Voraz, Ronan acusa, condena e executa o clã Fiyero. Ele descobre que a Inteligência Suprema fora abatida, aprisionada e silenciada pelo clã, vivendo em estado vegetativo desde o início do golpe que ele julgara ter se iniciado com sua própria acusação. Após garantir o que ele considerou uma morte digna para a Inteligência Suprema, Ronan convoca toda a força bélica Kree para seguir sob seu comando e é ovacionado. Memso com um Skrull ao seu lado! São novos tempos…

Ronan annihilation - 15 free HQ online Puzzle Games on Newcastlebeach 2020!

Drax havia ficado para trás em Dédalo 5, aparentemente para retardar a Onda de Aniquilação garantindo assim a fuga de seus amigos e de Cammi. Mas ele tinha um plano, que consistia em matar quantos insetos pudesse, roubar uma nave e pilotar até a nave mãe da Onda de Aniquilação, direto para o Aniquilador… e direto para Thanos! O Titã Louco estava fazendo Serpente da Lua como prisioneira (a filha de Drax), e ela, usando sua telepatia, entrou na mente do Aniquilador e a compartilhou com Thanos, que é louco mas não é estúpido: o Aniquilador planejava um evento de extinção do tamanho do universo.

Thanos se apressou a libertar Galactus, único ser capaz de fazer frente ao Aniquilador. Apenas o seu poder seria capaz de desativar as algemas que aprisionavam o Devorador de Mundos, mas antes de o processo ser finalizado, Drax acontece.

Marvel at 80: Annihilation — You Don't Read Comics

Drax completa a missão para a qual fora criado, e Thanos vê sua amada Morte esperando por ele. Heather (a Serpente da Lua) diz que seu pai acabara de condenar a tudo e a todos evitando que Thanos libertasse Galactus, mas Drax tem uma ideia: ele ainda pode libertar o Surfista Prateado que, mesmo moribundo, ainda pode energizar o sistema que libertará seu mestre. E ele assim o faz.

Galactus se levanta como se fosse um planeta movido a ódio, seus olhos são vulcões explodindo e ele tem um alvo: toda a Onda de Aniquilação, desde seu líder até o mais fraco soldado. Seguem cenas maravilhosas de destruição em massa, uma frota estelar sendo pulverizada com raiva, sem massagem e sem remorso nenhum. O que restou da Onda de Aniquilação é abatido pelas forças Kree, lideradas por Ronan. Mas o próprio Aniquilador ainda estava vivo, ainda que sozinho e perdido no espaço.

Dossiê - Galactus, o Devorador de Mundos - Multiverso Bate-Boc@

Após a destruição de Dédalo 5 e a debandada do grupo de resistência, Richard Rider, o Nova, sabia que seria uma questão de tempo até a Onda de Aniquilação chegar a seu planeta natal. Sabendo que os heróis da Terra estavam travando a chamada Guerra Civil, Rider sabe que eles não estariam preparados para contar a força do Aniquilador. Ele envia os dados da guerra por uma cápsula mas toma uma decisão: ele precisa parar a Onda de Aniquilação custe o que custar. Assim, um grupo composto por Gamora, Peter Quill, Phyla-Vell, Cammi e Nova volta até Xandar, para tentar recuperar alguma tecnologia de transporte.

Apenas Nova, Peter e Phyla-Vell conseguem se teleportar, mas para distâncias muito curtas se comparado ao ponto onde o Aniquilador está. O trio opera diversos saltos até chegarem à zona de conflito, e chegam a ela no exato momento em que Galactus desperta. Seguindo a energia dos braceletes de Quasar, o trio consegue encontrar o Aniquilador em meio aos destroços de sua frota.

Nova envolve Peter e Phyla em um campo protetor e encara o Aniquilador sozinho que, mesmo debilitado, ainda representa muito perigo. É a luta final e ambos dão tudo o que tem…mas o Aniquilador leva vantagem. Phyla tenta algo desesperado quando o campo de força que a protegia cai: ela toca os nega-braceletes e, assim, eles a “escolhem” e abandonam seu antigo dono. Nesse momento, o Aniquilador vacila e já toma uma rajada de força negativa na cara: Phyla-Vell é a nova Quasar. Richard Rider, o Nova, espancado e exausto mas ainda vivo, sabe que não tem poder para penetrar a armadura do Aniquilador e por isso usa tudo o que restou de sua força para um golpe final: o Nova enfia seu braço goela abaixo no Aniquilador, cerra seus punhos lá dentro e puxa tudo o que conseguir. FINISHI HIM! O Aniquilador está morto.

Richard Rider (Terra-616) | Marvel Wiki | Fandom

Assim termina a maxi-série ANIQUILAÇÃO, ainda que a história apresente alguns epílogos após essa cena acima, posicionando alguns personagens de sua trama, como o casal Serpente da Lua e Phyla-Vell, Gamora, e o próprio Nova decidindo voltar para casa, aventuras que foram apresentadas em seu título próprio derivado dessa saga, cujo início foi publicado pela Panini em edição especial que trouxe também a What If? Annihilation #1, com o título O que aconteceria se a Aniquilação chegasse a Terra?. Marvel Apresenta #37.

A Panini publicou também uma edição especial contendo a mini série Annihilation: Heralds of Galactus que nos mostra situações envolvendo os arautos durante a saga: Marvel Apresenta #33.

Com um excelente enredo escrito por Keith Giffen e com a mini principal sendo desenhada por Andrea Divito, Aniquilação resgatou a chamada Marvel Cósmica, divisão do Universo Marvel que andava meio esquecida. Até o universo mutante deu seus rolês pelo espaço após essa saga, que teve uma continuação com Aniquilação: A Conquista, saga que é responsável pela versão moderna dos Guardiões da Galáxia, que seguiram em revista solo.

Esse ano a Marvel publicou Annihilation Scourge, terceira parte desse evento e que será publicada pela Panini por aqui nos próximos meses.

Nova, Beta Ray Bill, Silver Surfer and More Spin Out of Marvel's Cosmic ' Annihilation: Scourge' Event This December | Space

Muito obrigado a todos, espero que tenham gostado!

@dangregio

Avalie a matéria